Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33523
Title: | As dimensões de acesso, inclusão e permanência estudantil: criação de indicadores de desempenho na educação profissional |
Other Titles: | The dimensions of access, inclusion and student retention: creation of performance indicators in professional education |
Authors: | SANTOS, Claudia Alexandre dos |
Advisor: | MARTINS, Denise Maria |
Other contributor: | FIALHO, Isabel José AZEVEDO, Marilia Macorin de |
type of document: | Dissertação |
Keywords: | Educação;Administração;Qualidade;Avaliação de serviços;Tomada de decisão;Indicadores de qualidade;Inclusão escolar;Estudantes;Evasão escolar;Ensino profissional e técnico;Ensino e aprendizagem |
Issue Date: | 27-Mar-2025 |
Publisher: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Citation: | SANTOS, Claudia Alexandre dos. As dimensões de acesso, inclusão e permanência estudantil: criação de indicadores de desempenho na educação profissional. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2025. |
Abstract: | O presente trabalho objetiva identificar e propor indicadores de mensuração e monitoramento da educação básica de nível médio nas dimensões de acesso, inclusão e permanência estudantil no IFSP com vista a auxiliar o monitoramento e controle e subsidiar a tomada de decisão por parte dos gestores. A fundamentação teórica da pesquisa perpassa os temas: Qualidade em serviços e na educação, além de trazer contextualização de indicadores de desempenho que são as ferramentas utilizadas para monitoramento da qualidade da educação. A metodologia utilizada na pesquisa inicia pela revisão bibliográfica da literatura, perpassando, transversalmente, todo o conteúdo. Trata-se de pesquisa aplicada, pois tem a finalidade gerar conhecimento para aplicação prática e imediata. A abordagem é qualitativa, já que utiliza a coleta de dados sem medição numérica para descobrir ou aprimorar perguntas de pesquisa no processo de interpretação. Os resultados mostraram que o IFSP não possui indicadores de desempenho que contemplem as dimensões acesso, inclusão e permanência, com exceção do indicador Percentual de Evasão dos Cursos. Portanto, este estudo propiciou a sistematização de indicadores que possibilitam um acompanhamento mais efetivo das dimensões de acesso, inclusão e permanência no IFSP. Os indicadores propostos foram, dois indicadores na dimensão acesso: Distribuição Geográfica dos Estudantes e Percentual de Estudantes por Tipo de Escola de Origem; três na dimensão inclusão: Taxa de Inclusão por Grupo de Vulnerabilidade IFSP (IGV IFSP), Taxa de Inclusão por Grupo de Vulnerabilidade dos Matriculados IFSP (IGVM IFSP) e Distribuição de Estudantes por Etnia/Raça/Cor; e dois na dimensão permanência estudantil: Taxa de Conclusão de Curso por Estudantes de Diferentes Grupos Socioeconômicos e Taxa de Evasão por Motivo na categoria permanência estudantil. A estruturação desses indicadores representa um avanço na gestão educacional, possibilitando a implementação de políticas públicas mais assertivas e a melhoria da experiência acadêmica dos estudantes. This study aims to identify propose measurement and monitoring indicators for upper secondary basic education at IFSP, focusing on the dimensions of access, inclusion, and student retention. The goal is to support monitoring and control processes and provide a basis for decision-making by managers. The theoretical foundation of the research covers topics such as quality in services and education, as well as contextualizes performance indicators as tools used to monitor the quality of education. The methodology begins with a literature review, which runs transversally throughout the content. This is applied research, as it seeks to generate knowledge for practical and immediate application. The approach is qualitative, as it involves data collection without numerical measurement in order to explore or refine research questions during the interpretation process. The results showed that IFSP does not currently have performance indicators that address the dimensions of access, inclusion, and retention, except for the Course Dropout Rate indicator. Therefore, this study enabled the systematization of indicators that allow for more effective monitoring of access, inclusion, and retention at IFSP. The proposed indicators include two for the access dimension: Geographic Distribution of Students and Percentage of Students by Type of Previous School; three for the inclusion dimension: Inclusion Rate by IFSP Vulnerability Group (IGV IFSP), Inclusion Rate by Vulnerability Group of Enrolled Students (IGVM IFSP), and Distribution of Students by Ethnicity/Race/Color; and two for the student retention dimension: Course Completion Rate by Students from Different Socioeconomic Groups and Dropout Rate by Reason within the retention category. The structuring of these indicators represents progress in educational management, enabling the implementation of more effective public policies and improving students' academic experiences. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33523 |
Appears in Collections: | Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UPEP_AsDimensoesdeAcessoInclusaoePermaneciaEstudantil_ClaudiaAlexandredosSantos_2025.pdf | 1.08 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.