Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33518
Title: | Boas práticas e fatores de elevado desempenho escolar: estudo de caso em uma unidade do Senac São Paulo |
Other Titles: | Good practices and factors for high academic performance: a case study at a Senac São Paulo unit |
Authors: | SPÖRL, Maira Marcela Ferreira |
Advisor: | MACHADO, Michel Mott |
Other contributor: | SILVA, Marco Wandercil da KANAANE, Roberto |
type of document: | Dissertação |
Keywords: | Educação;Administração;Escolas;Qualidade;Eficácia organizacional |
Issue Date: | 27-Mar-2025 |
Publisher: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Citation: | SPÖRL, Maira Marcela Ferreira. Boas práticas e fatores de elevado desempenho escolar: estudo de caso em uma unidade do Senac São Paulo. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. São Paulo, 2025. |
Abstract: | O campo de estudos sobre eficácia escolar, no Brasil, ainda está em desenvolvimento, principalmente quando comparado a pesquisas internacionais. Identificar os fatores que tornam algumas escolas eficazes e as práticas que possibilitam um elevado desempenho escolar, mesmo em contextos socioeconômicos desfavoráveis, é uma questão de grande interesse para pesquisadores e gestores educacionais. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as boas práticas escolares e os fatores de alto desempenho em uma unidade escolar do Senac, localizada em uma região de alta vulnerabilidade social na cidade de São Paulo, que obteve elevado desempenho, superando as metas internas estabelecidas. O estudo fundamenta-se em uma revisão bibliográfica sobre temas como administração da educação, efeito escola, qualidade da educação, eficácia escolar e boas práticas em contextos de vulnerabilidade. Metodologicamente, utilizou-se um estudo de caso qualitativo, com entrevistas semiestruturadas realizadas com o gerente da unidade escolar, professores e alunos. A análise dos dados coletados resultou em dois relatórios: um destacando os fatores de alto desempenho e outro descrevendo as boas práticas escolares identificadas. Os resultados desta investigação apontam que o foco na aprendizagem foi o fator mais relevante para o sucesso da unidade escolar, seguido pela relação entre família e escola e pelo fortalecimento do clima e da cultura escolar. Esses elementos foram identificados como determinantes para a permanência dos estudantes, demonstrando a importância de um ambiente educacional estruturado e acolhedor. Esta pesquisa, vinculada à linha de pesquisa de “Políticas, Gestão e Avaliação”, contribui para o debate sobre eficácia e a melhoria escolar no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica. The field of study on school effectiveness in Brazil is still developing, especially when compared to international research. Identifying the factors that make some schools effective and the practices that enable high academic performance, even in socioeconomically disadvantaged contexts, is a topic of great interest to researchers and educational managers. This research aims to analyze best school practices and high-performance factors in a Senac school unit located in a region of high social vulnerability in the city of São Paulo. This unit achieved high performance, surpassing the internally established goals. The study is based on a literature review on topics such as education management, school impact, education quality, school effectiveness, and best practices in vulnerable contexts. Methodologically, a qualitative case study was conducted, using semi-structured interviews with the school unit manager, teachers, and students. The analysis of the collected data resulted in two reports: one highlighting the high-performance factors and another describing the best school practices identified. The results of this analysis indicate that the focus on learning was the most relevant factor for the success of the school unit, followed by the relationship between family and school and the strengthening of the school climate and culture. These elements were identified as key determinants for student retention, demonstrating the importance of a structured and welcoming educational environment. This research, aligned with the research field of "Policies, Management, and Evaluation," contributes to the debate on school effectiveness and improvement in the context of Professional and Technological Education. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33518 |
Appears in Collections: | Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UPEP_BoasPraticasefatoresdeElevadoDesempenhoEscolar_MairaMarcelaFerreiraSpörl_2025.pdf | 3.91 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.