Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33473
Título: Educação profissional e formação docente: o potencial formativo das comunidades investigativas de aprendizagem para o ensino médio técnico
Título(s) alternativo(s): Vocational education and teacher training: the formative potential of investigative learning communities for secondary technical education
Autor(es): SILVA, Leandro Romual da
Orientador(es): RAMIREZ, Rodrigo Avella
Outro(s) contribuidor(es): SANTANA, Fernanda Castilho
PRADOS, Rosália Maria Netto
Tipo documental: Dissertação
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem;Formação continuada de professor;Tecnologia da comunicação;Tecnologia da informação;Ensino profissional e técnico
Data do documento: 19-Mar-2025
Editor: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Referência Bibliográfica: SILVA, Leandro Romual da. Educação profissional e formação docente: o potencial formativo das comunidades investigativas de aprendizagem para o ensino médio técnico. 148 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2025.
Resumo: Este trabalho é parte de uma pesquisa desenvolvida no projeto Saberes e Trabalho Docente, da linha de pesquisa Formação do Formador, no programa de mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, cuja área de concentração é Educação e Trabalho, e tem como objetivo geral investigar o potencial das comunidades investigativas como um espaço formativo para professores do ensino técnico em Administração para a construção e desenvolvimento de conhecimentos sobre a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s) (Tecnologias da Informação e Comunicação) na prática docente. Este projeto fundamentou-se tanto na concepção de Dewey (1900) — segundo esse autor, o ambiente escolar deve ser estruturado de forma a incentivar a cooperação, o intercâmbio de ideias e o respeito mútuo entre os alunos, criando um senso de pertencimento a uma comunidade de aprendizado quanto na perspectiva de Cochran-Smith e Lytle (2002) para a constituição de comunidades investigativas docentes. Considerou-se que essas comunidades englobam tanto um espaço intelectual quanto um grupo específico de pessoas e, em alguns casos, um espaço físico. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi uma abordagem qualitativa, caracterizando- se como uma pesquisa aplicada e com análise temática. A seleção da amostra foi realizada de forma conveniente, composta por nove docentes do curso Técnico em Administração, oferecido na modalidade modular e no período noturno, em uma instituição de Ensino Técnico Profissional localizada na periferia de São Paulo. Os resultados obtidos manifestam-se na implantação do projeto piloto da comunidade investigativa de aprendizagem, possibilitando atingir o objetivo proposto, dada a natureza formadora dessa prática. Com base na análise qualitativa dos dados, os participantes relatam que, ao se envolverem no projeto, sentem-se mais à vontade para empregar as TICs em sala de aula, evidenciando o impacto positivo da iniciativa no desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras.
This work is part of a research project developed in the Knowledge and Teaching Work project, part of the Teacher Training research line, in the Master's program in Management and Development of Professional Education, whose area of concentration is Education and Work, and its general objective is to investigate the potential of research communities as a training space for teachers of Technical Education in Administration, aiming at the construction and development of knowledge about the use of ICTs (Information and Communication Technologies) in the teaching experience. This project was based on both Dewey's (1900) conception — according to this author, the school environment should be structured in a way that encourages cooperation, the exchange of ideas and mutual respect among students, creating a sense of belonging to a learning community — and on the perspective of Cochran-Smith and Lytle (2002) for the constitution of research teaching communities. It was considered that these communities encompass both an intellectual space and a specific group of people and, in some cases, a physical space. The methodology used in this research was a qualitative approach, characterized as applied research with thematic analysis. The sample was selected conveniently, consisting of nine professors from the Technical Course in Administration, offered in the modular modality and in the evening period, at a Technical Professional Education institution located in the outskirts of São Paulo. The results obtained are manifested in the implementation of the pilot project of the investigative learning community, making it possible to achieve the proposed objective, given the formative nature of this practice. Based on the qualitative analysis of the data, the participants report that, by getting involved in the project, they feel more comfortable using ICTs in the classroom, evidencing the positive impact of the initiative in the development of innovative pedagogical practices.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33473
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UPEP_Educaçãoprofissionaleformaçãodocente_LeandroRomualdaSilva_2025.pdf7.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.