Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33467
Title: Implementação do novo ensino médio: um estudo comparado do itinerário formativo técnico
Other Titles: Implementation of the new high school: a comparative study of the technical educacional pathway
Authors: FRANÇA, Cristiano de
Advisor: PRADOS, Rosália Maria Netto
CONSTANTINO, Paulo Roberto Prado
Other contributor: BIOTO, Patrícia Aparecida
AZEVEDO, Marília Macorin de
type of document: Dissertação
Keywords: Ensino profissional e técnico;Currículo;Ensino médio;Ensino público
Issue Date: 12-Mar-2025
Publisher: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Citation: FRANÇA, Cristiano de. Implementação do novo ensino médio: um estudo comparado do itinerário formativo técnico. 130 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2025.
Abstract: Propõe-se como objeto de estudo o itinerário formativo técnico que ganha existência com a reforma do ensino médio criada pela Lei nº 13.415/17. Partindo deste objeto de estudo, a questão que motivou e direcionou o desenvolvimento desta pesquisa é: como as maiores redes de ensino médio público do Estado de São Paulo implementaram seus novos modelos curriculares, especificamente seu itinerário formativo de ensino técnico? A partir deste questionamento, delimitou-se como objetivo geral a análise da implementação do itinerário formativo técnico nos sistemas de ensino médio de duas instituições selecionadas, a partir dos documentos legais orientadores e da visão dos professores atuantes nesse período de mudança. Como objetivos específicos, a pesquisa elenca: (1) analisar a caracterização do currículo de ensino médio com sua nova forma de integração com a educação profissional e tecnológica, (2) registrar e analisar as opções curriculares das duas instituições escolhidas e (3) interpretar e comparar os formatos do novo ensino médio nessas instituições. Partindo dos objetivos apresentados, a pesquisa foi então desenvolvida segundo uma abordagem qualitativa. Os instrumentos adotados são a análise documental, bibliográfica e pesquisa com docentes envolvidos no processo. Definiu-se como universo da pesquisa a SEDUC-SP e o CEETEPS, ambos no Estado de São Paulo. Os sujeitos são os cursos de ensino médio, com foco principal no itinerário formativo técnico, implementados com a reforma. A pesquisa utiliza na argumentação autores como Marsh, Willis, Smith, Grove, Short, Posner, Adamson, Moris e Dale. Como resultados preliminares da pesquisa, pode-se afirmar que a flexibilização do novo modelo trouxe a precarização da qualidade tanto do ensino médio como do ensino técnico. O produto da pesquisa é uma oficina para formação continuada docente sobre o assunto pesquisado.
The object of study is the technical educacional pathway that came into existence with the reform of secondary education created by Law No. 13,415/17. Based on this object of study, the question that motivated and directed the development of this research is: how have the largest public high school networks in the state of São Paulo implemented their new curricular models, specifically their technical educacional pathway? Based on this question, the general objective was to analyze the implementation of the technical educacional pathway in the high school systems of two selected institutions, based on the guiding legal documents and the vision of the teachers working during this period of change. The specific objectives of the research are (1) to analyze the characterization of the high school curriculum with its new form of integration with professional and technological education (2) to record and analyze the curricular options of the two institutions chosen and (3) to interpret and compare the formats of the new high school in these institutions. Based on these objectives, the research was carried out using a qualitative approach. The instruments adopted were document and bibliographic analysis and a survey of teachers involved in the process. The research universe was defined as SEDUC-SP and CEETEPS, both in the state of São Paulo. The subjects are the high school courses, with the main focus on the technical educacional pathway, implemented with the reform. The research uses authors such as Marsh, Willis, Smith, Grove, Short, Posner, Adamson, Moris and Dale. The preliminary results of the research show that the flexibilization of the new model has led to a deterioration in the quality of both secondary and technical education. The product of the research is a workshop for continuing teacher training on the subject researched.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33467
Appears in Collections:Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UPEP_Implementaçãodonovoensinomédioumestudocomparado_CristianodeFrança_2025.pdf3.48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.