Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33206
Título: | Inteligência Artificial: qual a percepção dos discentes do uso da IA em sua vida acadêmica? |
Título(s) alternativo(s): | Artificial Intelligence: what is students' perception of the use of AI in their academic life? |
Autor(es): | GASPARINETTI, Sílvia Rosa Gonzalez |
Orientador(es): | TEIXEIRA, Osmar Alves |
Outro(s) contribuidor(es): | BRASILEIRO, Yara Brito OLIVEIRA, Valter Castelhano de |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Inteligência artificial;Tecnologia |
Data do documento: | 3-Dez-2024 |
Editor: | 105 |
Referência Bibliográfica: | GASPARINETTI, Sílvia Rosa Gonzalez. Inteligência Artificial: qual a percepção dos discentes do uso da IA em sua vida acadêmica?, 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Serviços) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2024. |
Resumo: | Esta pesquisa evidencia que a Inteligência Artificial (IA) possui um papel cada vez mais relevante e promissor no contexto acadêmico. O uso de novas tecnologias pode oferecer grandes benefícios, mas, ao mesmo tempo, exige uma abordagem responsável e bem orientada. Nesse cenário, o presente trabalho de conclusão de curso intitulado "Inteligência Artificial: qual a percepção dos discentes do uso da IA em sua vida acadêmica?" explora o impacto da IA na educação, especificamente na visão de estudantes de nível superior. O objetivo central é investigar como a IA é percebida academicamente: se como uma ferramenta benéfica, que facilita e aprimora os estudos, ou se tem consequências prejudiciais, como dependência e redução de criatividade. A pesquisa adota uma abordagem mista, com análise quantitativa e qualitativa, e coleta dados por meio de questionários aplicados a estudantes de instituições de ensino superior. Os resultados indicam que a IA é amplamente utilizada e vista como útil, mas revela-se uma preocupação com o uso excessivo e os possíveis impactos no desenvolvimento crítico dos discentes. Conclui-se que, embora a IA possa enriquecer a experiência acadêmica, e ter um potencial crescente na educação, ainda maior, seu uso deve ser equilibrado e orientado, de modo a complementar a formação acadêmica sem comprometer o aprendizado, além de evitar dependência e perda de habilidades essenciais. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33206 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TG versão final_SILVIA GASPARINETTI.pdf Restricted Access | 1.55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.