Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33206
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | TEIXEIRA, Osmar Alves | - |
dc.contributor.author | GASPARINETTI, Sílvia Rosa Gonzalez | - |
dc.contributor.other | BRASILEIRO, Yara Brito | - |
dc.contributor.other | OLIVEIRA, Valter Castelhano de | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-06T17:16:22Z | - |
dc.date.available | 2025-06-06T17:16:22Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-03 | - |
dc.identifier.citation | GASPARINETTI, Sílvia Rosa Gonzalez. Inteligência Artificial: qual a percepção dos discentes do uso da IA em sua vida acadêmica?, 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Serviços) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33206 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa evidencia que a Inteligência Artificial (IA) possui um papel cada vez mais relevante e promissor no contexto acadêmico. O uso de novas tecnologias pode oferecer grandes benefícios, mas, ao mesmo tempo, exige uma abordagem responsável e bem orientada. Nesse cenário, o presente trabalho de conclusão de curso intitulado "Inteligência Artificial: qual a percepção dos discentes do uso da IA em sua vida acadêmica?" explora o impacto da IA na educação, especificamente na visão de estudantes de nível superior. O objetivo central é investigar como a IA é percebida academicamente: se como uma ferramenta benéfica, que facilita e aprimora os estudos, ou se tem consequências prejudiciais, como dependência e redução de criatividade. A pesquisa adota uma abordagem mista, com análise quantitativa e qualitativa, e coleta dados por meio de questionários aplicados a estudantes de instituições de ensino superior. Os resultados indicam que a IA é amplamente utilizada e vista como útil, mas revela-se uma preocupação com o uso excessivo e os possíveis impactos no desenvolvimento crítico dos discentes. Conclui-se que, embora a IA possa enriquecer a experiência acadêmica, e ter um potencial crescente na educação, ainda maior, seu uso deve ser equilibrado e orientado, de modo a complementar a formação acadêmica sem comprometer o aprendizado, além de evitar dependência e perda de habilidades essenciais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Serviços | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 105 | pt_BR |
dc.subject | Inteligência artificial | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão e Negócios | pt_BR |
dc.title | Inteligência Artificial: qual a percepção dos discentes do uso da IA em sua vida acadêmica? | pt_BR |
dc.title.alternative | Artificial Intelligence: what is students' perception of the use of AI in their academic life? | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dcterms.type | - | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TG versão final_SILVIA GASPARINETTI.pdf Restricted Access | 1.55 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.