Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33206
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTEIXEIRA, Osmar Alves-
dc.contributor.authorGASPARINETTI, Sílvia Rosa Gonzalez-
dc.contributor.otherBRASILEIRO, Yara Brito-
dc.contributor.otherOLIVEIRA, Valter Castelhano de-
dc.date.accessioned2025-06-06T17:16:22Z-
dc.date.available2025-06-06T17:16:22Z-
dc.date.issued2024-12-03-
dc.identifier.citationGASPARINETTI, Sílvia Rosa Gonzalez. Inteligência Artificial: qual a percepção dos discentes do uso da IA em sua vida acadêmica?, 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Serviços) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33206-
dc.description.abstractEsta pesquisa evidencia que a Inteligência Artificial (IA) possui um papel cada vez mais relevante e promissor no contexto acadêmico. O uso de novas tecnologias pode oferecer grandes benefícios, mas, ao mesmo tempo, exige uma abordagem responsável e bem orientada. Nesse cenário, o presente trabalho de conclusão de curso intitulado "Inteligência Artificial: qual a percepção dos discentes do uso da IA em sua vida acadêmica?" explora o impacto da IA na educação, especificamente na visão de estudantes de nível superior. O objetivo central é investigar como a IA é percebida academicamente: se como uma ferramenta benéfica, que facilita e aprimora os estudos, ou se tem consequências prejudiciais, como dependência e redução de criatividade. A pesquisa adota uma abordagem mista, com análise quantitativa e qualitativa, e coleta dados por meio de questionários aplicados a estudantes de instituições de ensino superior. Os resultados indicam que a IA é amplamente utilizada e vista como útil, mas revela-se uma preocupação com o uso excessivo e os possíveis impactos no desenvolvimento crítico dos discentes. Conclui-se que, embora a IA possa enriquecer a experiência acadêmica, e ter um potencial crescente na educação, ainda maior, seu uso deve ser equilibrado e orientado, de modo a complementar a formação acadêmica sem comprometer o aprendizado, além de evitar dependência e perda de habilidades essenciais.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão de Serviçospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher105pt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleInteligência Artificial: qual a percepção dos discentes do uso da IA em sua vida acadêmica?pt_BR
dc.title.alternativeArtificial Intelligence: what is students' perception of the use of AI in their academic life?pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TG versão final_SILVIA GASPARINETTI.pdf
  Restricted Access
1.55 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.