Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33206
Title: Inteligência Artificial: qual a percepção dos discentes do uso da IA em sua vida acadêmica?
Other Titles: Artificial Intelligence: what is students' perception of the use of AI in their academic life?
Authors: GASPARINETTI, Sílvia Rosa Gonzalez
Advisor: TEIXEIRA, Osmar Alves
Other contributor: BRASILEIRO, Yara Brito
OLIVEIRA, Valter Castelhano de
type of document: Monografia
Keywords: Inteligência artificial;Tecnologia
Issue Date: 3-Dec-2024
Publisher: 105
Citation: GASPARINETTI, Sílvia Rosa Gonzalez. Inteligência Artificial: qual a percepção dos discentes do uso da IA em sua vida acadêmica?, 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Serviços) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2024.
Abstract: Esta pesquisa evidencia que a Inteligência Artificial (IA) possui um papel cada vez mais relevante e promissor no contexto acadêmico. O uso de novas tecnologias pode oferecer grandes benefícios, mas, ao mesmo tempo, exige uma abordagem responsável e bem orientada. Nesse cenário, o presente trabalho de conclusão de curso intitulado "Inteligência Artificial: qual a percepção dos discentes do uso da IA em sua vida acadêmica?" explora o impacto da IA na educação, especificamente na visão de estudantes de nível superior. O objetivo central é investigar como a IA é percebida academicamente: se como uma ferramenta benéfica, que facilita e aprimora os estudos, ou se tem consequências prejudiciais, como dependência e redução de criatividade. A pesquisa adota uma abordagem mista, com análise quantitativa e qualitativa, e coleta dados por meio de questionários aplicados a estudantes de instituições de ensino superior. Os resultados indicam que a IA é amplamente utilizada e vista como útil, mas revela-se uma preocupação com o uso excessivo e os possíveis impactos no desenvolvimento crítico dos discentes. Conclui-se que, embora a IA possa enriquecer a experiência acadêmica, e ter um potencial crescente na educação, ainda maior, seu uso deve ser equilibrado e orientado, de modo a complementar a formação acadêmica sem comprometer o aprendizado, além de evitar dependência e perda de habilidades essenciais.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33206
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TG versão final_SILVIA GASPARINETTI.pdf
  Restricted Access
1.55 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.