Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33186
Título: | Curriculendo: promovendo inclusão de estudantes do EJA |
Autor(es): | LIMA, Nicole Ribeiro de OLIVEIRA, Maria de PULETINI, Luiza Amorin SANTOS, Geovana Ferreira dos |
Orientador(es): | SILVA, Amanda Rodrigues da TEIXEIRA, Flávio Denis de Jesus |
Tipo documental: | Artigo Científico |
Palavras-chave: | Educação;Currículo;Mercado de trabalho |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | 115 |
Referência Bibliográfica: | SANTOS, Geovana Ferreira dos; PULETINI, Luiza Amorin; OLIVEIRA, Maria de; LIMA, Nicole Ribeiro de. Curriculendo: promovendo inclusão de estudantes do EJA, 2024. Trabalho de conclusão de Curso (Técnico em Administração) - ETEC de Hortolândia, Hortolândia, 2024. |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo promover a inclusão de jovens adultos, estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos) de Hortolândia, no mercado de trabalho, por meio da capacitação na elaboração de currículos. A pesquisa enfoca a importância de um currículo bem estruturado como ferramenta essencial para melhorar a empregabilidade dos participantes. A abordagem metodológica incluiu pesquisas de campo para analisar os motivos do abandono escolar, o nível de conhecimento em áreas tecnológicas e a prática dos educandos na formatação de currículos. Além disso, foram oferecidos auxílios tecnológicos, com a criação de um site que disponibilizou um minicurso gratuito e modelos de currículos. Para os alunos sem acesso a celulares ou à internet, foi elaborada uma fanzine para garantir a participação de todos. Durante a pesquisa, foi fornecido suporte direto e orientações práticas para a criação de currículos que atendam às necessidades do mercado de trabalho. Os resultados mostram que 55% dos alunos identificados havia trabalhado apenas em empregos informais, com baixa qualificação e remuneração e enfrentou uma carga horária que contribuiu para a desistência acadêmica. A capacitação revelou-se crucial para a melhoria profissional dos indivíduos, aumentando as chances de emprego formal, aprimorando as habilidades de apresentação e proporcionando maior realização pessoal e conhecimento. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33186 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_curriculendo_Promovendo inclusão de estudantes do EJA.pdf | 2.91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.