Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33186
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Amanda Rodrigues da | - |
dc.contributor.advisor | TEIXEIRA, Flávio Denis de Jesus | - |
dc.contributor.author | LIMA, Nicole Ribeiro de | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Maria de | - |
dc.contributor.author | PULETINI, Luiza Amorin | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Geovana Ferreira dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-06T13:07:07Z | - |
dc.date.available | 2025-06-06T13:07:07Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Geovana Ferreira dos; PULETINI, Luiza Amorin; OLIVEIRA, Maria de; LIMA, Nicole Ribeiro de. Curriculendo: promovendo inclusão de estudantes do EJA, 2024. Trabalho de conclusão de Curso (Técnico em Administração) - ETEC de Hortolândia, Hortolândia, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33186 | - |
dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo promover a inclusão de jovens adultos, estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos) de Hortolândia, no mercado de trabalho, por meio da capacitação na elaboração de currículos. A pesquisa enfoca a importância de um currículo bem estruturado como ferramenta essencial para melhorar a empregabilidade dos participantes. A abordagem metodológica incluiu pesquisas de campo para analisar os motivos do abandono escolar, o nível de conhecimento em áreas tecnológicas e a prática dos educandos na formatação de currículos. Além disso, foram oferecidos auxílios tecnológicos, com a criação de um site que disponibilizou um minicurso gratuito e modelos de currículos. Para os alunos sem acesso a celulares ou à internet, foi elaborada uma fanzine para garantir a participação de todos. Durante a pesquisa, foi fornecido suporte direto e orientações práticas para a criação de currículos que atendam às necessidades do mercado de trabalho. Os resultados mostram que 55% dos alunos identificados havia trabalhado apenas em empregos informais, com baixa qualificação e remuneração e enfrentou uma carga horária que contribuiu para a desistência acadêmica. A capacitação revelou-se crucial para a melhoria profissional dos indivíduos, aumentando as chances de emprego formal, aprimorando as habilidades de apresentação e proporcionando maior realização pessoal e conhecimento. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Técnico em Administração | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 115 | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Mercado de trabalho | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão e Negócios | pt_BR |
dc.title | Curriculendo: promovendo inclusão de estudantes do EJA | pt_BR |
dc.type | Artigo Científico | pt_BR |
dcterms.type | - | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_curriculendo_Promovendo inclusão de estudantes do EJA.pdf | 2.91 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.