Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33186
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSILVA, Amanda Rodrigues da-
dc.contributor.advisorTEIXEIRA, Flávio Denis de Jesus-
dc.contributor.authorLIMA, Nicole Ribeiro de-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Maria de-
dc.contributor.authorPULETINI, Luiza Amorin-
dc.contributor.authorSANTOS, Geovana Ferreira dos-
dc.date.accessioned2025-06-06T13:07:07Z-
dc.date.available2025-06-06T13:07:07Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSANTOS, Geovana Ferreira dos; PULETINI, Luiza Amorin; OLIVEIRA, Maria de; LIMA, Nicole Ribeiro de. Curriculendo: promovendo inclusão de estudantes do EJA, 2024. Trabalho de conclusão de Curso (Técnico em Administração) - ETEC de Hortolândia, Hortolândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33186-
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo promover a inclusão de jovens adultos, estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos) de Hortolândia, no mercado de trabalho, por meio da capacitação na elaboração de currículos. A pesquisa enfoca a importância de um currículo bem estruturado como ferramenta essencial para melhorar a empregabilidade dos participantes. A abordagem metodológica incluiu pesquisas de campo para analisar os motivos do abandono escolar, o nível de conhecimento em áreas tecnológicas e a prática dos educandos na formatação de currículos. Além disso, foram oferecidos auxílios tecnológicos, com a criação de um site que disponibilizou um minicurso gratuito e modelos de currículos. Para os alunos sem acesso a celulares ou à internet, foi elaborada uma fanzine para garantir a participação de todos. Durante a pesquisa, foi fornecido suporte direto e orientações práticas para a criação de currículos que atendam às necessidades do mercado de trabalho. Os resultados mostram que 55% dos alunos identificados havia trabalhado apenas em empregos informais, com baixa qualificação e remuneração e enfrentou uma carga horária que contribuiu para a desistência acadêmica. A capacitação revelou-se crucial para a melhoria profissional dos indivíduos, aumentando as chances de emprego formal, aprimorando as habilidades de apresentação e proporcionando maior realização pessoal e conhecimento.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher115pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleCurriculendo: promovendo inclusão de estudantes do EJApt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_curriculendo_Promovendo inclusão de estudantes do EJA.pdf2.91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.