Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32566
Título: Marketing e consumismo: uma abordagem com base no filme "O clube da luta"
Título(s) alternativo(s): Marketing and consumerism: an approach based on the movie 'Fight Club'.
Autor(es): PEREIRA, Ana Laura de Paula
SILVA, Daniel Dias
Orientador(es): MACHADO, Gerson Samuel
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Marketing;Comportamento do consumidor;Pesquisa de consumidor
Data do documento: Dez-2024
Editor: 193
Referência Bibliográfica: PEREIRA, Ana Laura de Paula; SILVA, Daniel Dias. Marketing e consumismo: uma abordagem com base no filme “O clube da luta”, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso técnico em administração) ETEC Deputado Ary de Camargo Pedroso, Piracicaba, 2024.
Resumo: Este trabalho explora a relação entre as estratégias de marketing e o consumismo, com foco nas implicações psicológicas e sociais que surgem dessas interações. Ao analisar como o marketing molda os desejos dos consumidores, a pesquisa aborda temas como conforto pessoal, status, influência e as considerações éticas em torno da publicidade moderna. O referencial teórico é sustentado por pesquisa bibliográfica, utilizando fontes acadêmicas e críticas culturais como o filme Clube da Luta. Este estudo destaca a conexão entre consumismo, identidade e satisfação, abordando também questões mais amplas relacionadas ao consumo responsável, saúde mental e desigualdade social no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
This paper explores the relationship between marketing strategies and consumerism, focusing on the psychological and social implications that arise from these interactions. By analyzing how marketing shapes consumer desires, the research delves into themes such as personal comfort, status, influence, and the ethical considerations surrounding modern advertising. The theoretical framework is supported by bibliographical research, drawing from academic sources and cultural critiques like the film Fight Club. This study highlights the connection between consumerism, identity, and satisfaction, while also addressing broader issues related to responsible consumption, mental health, and social inequality in the context of the UN Sustainable Development Goals (SDGs).
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32566
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
administracao_2024_2_analauradepaulapereira_marketingeconsumo.pdfMonografia1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
administracao_2024_2_analauradepaulapereira_banner_marketingeconsumismo.pdfBanner261.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.