Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32242
Título: Certificação ITIL: um estudo sobre suas preferências e relevância entre alunos da Fatec Bragança Paulista
Autor(es): SOUZA, Ester dos Anjos
MELLO, Felipe Ferreira Machado de
ROMÃO, Sulamita Mesquita
Orientador(es): GOMES, Carlos Augusto
AZEVEDO, Viviane Ramalho de
Outro(s) contribuidor(es): AZEVEDO, Viviane Ramalho de
GOMES, Carlos Augusto
AGUIAR, Helder de Souza
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Tecnologia da informação;Mercado de trabalho;Empregabilidade
Data do documento: 2-Dez-2024
Editor: 183
Referência Bibliográfica: SOUZA, Ester dos Anjos; MELLO, Felipe Ferreira Machado de; ROMÃO, Sulamita Mesquita. Certificação ITIL: um estudo sobre suas preferências e relevância entre alunos da Fatec Bragança Paulista. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação) – Fatec Jornalista Omair Fagundes de Oliveira, Centro Paula Souza, Bragança Paulista, 2024.
Resumo: Este estudo explora as preferências e a relevância da certificação ITIL entre alunos da Fatec Bragança Paulista, analisando a opinião dos alunos de como essa certificação pode influenciar suas carreiras no mercado de Tecnologia da Informação (TI). O estudo adota uma metodologia descritiva-exploratória, usando pesquisa bibliográfica e coleta de dados primários por meio de questionários aplicados aos estudantes. Além disso, examina os desafios e motivações relacionadas à certificação ITIL, a partir de uma análise dos níveis de certificação mais valorizados e as expectativas em termos de empregabilidade. Os resultados sugerem que a certificação ITIL é amplamente reconhecida como um diferencial importante para o ingresso e ascensão no mercado de TI, sendo vista como uma ferramenta que valida e aprimora as competências profissionais dos estudantes.
This study explores the preferences and relevance of ITIL certification among students at Fatec Bragança Paulista, analyzing how this certification may influence their careers in the Information Technology (IT) market. The study adopts a descriptive-exploratory methodology, using bibliographic research and primary data collection through questionnaires applied to students. It also examines the challenges and motivations related to ITIL certification, providing an in-depth analysis of the most valued certification levels and expectations regarding employability. The results suggest that ITIL certification is widely recognized as an important differentiator for entering and advancing in the IT market, being seen as a tool that validates and enhances student's professional skills.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32242
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GTI_2024_2_EsterDosAnjosSouza_CertificaçãoItil.pdf440.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.