Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32242
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGOMES, Carlos Augusto-
dc.contributor.advisorAZEVEDO, Viviane Ramalho de-
dc.contributor.authorSOUZA, Ester dos Anjos-
dc.contributor.authorMELLO, Felipe Ferreira Machado de-
dc.contributor.authorROMÃO, Sulamita Mesquita-
dc.contributor.otherAZEVEDO, Viviane Ramalho de-
dc.contributor.otherGOMES, Carlos Augusto-
dc.contributor.otherAGUIAR, Helder de Souza-
dc.date.accessioned2025-04-28T23:00:01Z-
dc.date.available2025-04-28T23:00:01Z-
dc.date.issued2024-12-02-
dc.identifier.citationSOUZA, Ester dos Anjos; MELLO, Felipe Ferreira Machado de; ROMÃO, Sulamita Mesquita. Certificação ITIL: um estudo sobre suas preferências e relevância entre alunos da Fatec Bragança Paulista. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação) – Fatec Jornalista Omair Fagundes de Oliveira, Centro Paula Souza, Bragança Paulista, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32242-
dc.description.abstractEste estudo explora as preferências e a relevância da certificação ITIL entre alunos da Fatec Bragança Paulista, analisando a opinião dos alunos de como essa certificação pode influenciar suas carreiras no mercado de Tecnologia da Informação (TI). O estudo adota uma metodologia descritiva-exploratória, usando pesquisa bibliográfica e coleta de dados primários por meio de questionários aplicados aos estudantes. Além disso, examina os desafios e motivações relacionadas à certificação ITIL, a partir de uma análise dos níveis de certificação mais valorizados e as expectativas em termos de empregabilidade. Os resultados sugerem que a certificação ITIL é amplamente reconhecida como um diferencial importante para o ingresso e ascensão no mercado de TI, sendo vista como uma ferramenta que valida e aprimora as competências profissionais dos estudantes.pt_BR
dc.description.abstractThis study explores the preferences and relevance of ITIL certification among students at Fatec Bragança Paulista, analyzing how this certification may influence their careers in the Information Technology (IT) market. The study adopts a descriptive-exploratory methodology, using bibliographic research and primary data collection through questionnaires applied to students. It also examines the challenges and motivations related to ITIL certification, providing an in-depth analysis of the most valued certification levels and expectations regarding employability. The results suggest that ITIL certification is widely recognized as an important differentiator for entering and advancing in the IT market, being seen as a tool that validates and enhances student's professional skills.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informaçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher183pt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectEmpregabilidadept_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleCertificação ITIL: um estudo sobre suas preferências e relevância entre alunos da Fatec Bragança Paulistapt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GTI_2024_2_EsterDosAnjosSouza_CertificaçãoItil.pdf440.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.