Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32039
Título: | Cultura e desenvolvimento local: um estudo dos impactos do Projeto Guri na vida de crianças e adolescentes |
Título(s) alternativo(s): | Culture and local development: a study of the impacts of Projeto Guri on the lives of children and adolescents |
Autor(es): | LOPES, Priscilla Regina Bile MARROCO, Rafael Barrutia ESTEVES, Rafaela Protta SILVA, Viviane Priscila da |
Orientador(es): | DIAS, Wagner de Almeida CANELLA, Victor Borges |
Tipo documental: | Artigo Científico |
Palavras-chave: | Desenvolvimento social;Educação;Música;Comunidades |
Data do documento: | 25-Nov-2024 |
Editor: | 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo) |
Referência Bibliográfica: | LOPES, Priscilla Regina Bile; MARROCO, Rafael Barrutia; ESTEVES, Rafaela Protta; SILVA, Viviane Priscila da. Cultura e desenvolvimento local: um estudo dos impactos do Projeto Guri na vida de crianças e adolescentes, 2024. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2024. |
Resumo: | Este estudo analisa o Projeto Guri e seus impactos na formação de crianças e adolescentes, considerando aspectos econômicos, educacionais e sociais. A pesquisa mostra como a música pode ser uma ferramenta de aprendizado e desenvolvimento, promovendo inclusão social e crescimento cultural. O estudo destaca a importância das políticas públicas e do ambiente familiar estruturado para o desenvolvimento de jovens, especialmente em contextos de vulnerabilidade social. Utilizando uma abordagem mista, a pesquisa coleta dados de alunos, ex-alunos e seus responsáveis, além de uma análise bibliográfica. A amostra inclui 559 alunos e 485 ex-alunos, com dados sobre idade, renda familiar, escolaridade e participação em atividades musicais. Os resultados indicam que o Projeto Guri tem um impacto positivo significativo na vida dos alunos, melhorando habilidades sociais, autoestima, desempenho escolar e perspectivas de carreira. A relação com a comunidade é fortalecida através de oficinas socioeducativas e cursos de iniciação musical para adultos, promovendo um ambiente de aprendizado e crescimento para todos. As conclusões apontam que o Projeto Guri é um modelo eficaz de intervenção social e educacional, com impactos positivos e duradouros na vida dos alunos e suas famílias, destacando a importância da continuidade e expansão de programas como este para uma sociedade mais inclusiva e culturalmente rica. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32039 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
gestaoempresarial_2024_2_rafaelbarrutiamarroco_culturaedesenvolvimentolocalumestudodosimpactos.pdf | 366.64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
gestaoempresarial_2024_2_rafaelbarrutiamarroco_culturaedesenvolvimentolocalumestudodosimpactos__TA.pdf Restricted Access | 1.47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.