Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32039
Title: Cultura e desenvolvimento local: um estudo dos impactos do Projeto Guri na vida de crianças e adolescentes
Other Titles: Culture and local development: a study of the impacts of Projeto Guri on the lives of children and adolescents
Authors: LOPES, Priscilla Regina Bile
MARROCO, Rafael Barrutia
ESTEVES, Rafaela Protta
SILVA, Viviane Priscila da
Advisor: DIAS, Wagner de Almeida
CANELLA, Victor Borges
type of document: Artigo Científico
Keywords: Desenvolvimento social;Educação;Música;Comunidades
Issue Date: 25-Nov-2024
Publisher: 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)
Citation: LOPES, Priscilla Regina Bile; MARROCO, Rafael Barrutia; ESTEVES, Rafaela Protta; SILVA, Viviane Priscila da. Cultura e desenvolvimento local: um estudo dos impactos do Projeto Guri na vida de crianças e adolescentes, 2024. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2024.
Abstract: Este estudo analisa o Projeto Guri e seus impactos na formação de crianças e adolescentes, considerando aspectos econômicos, educacionais e sociais. A pesquisa mostra como a música pode ser uma ferramenta de aprendizado e desenvolvimento, promovendo inclusão social e crescimento cultural. O estudo destaca a importância das políticas públicas e do ambiente familiar estruturado para o desenvolvimento de jovens, especialmente em contextos de vulnerabilidade social. Utilizando uma abordagem mista, a pesquisa coleta dados de alunos, ex-alunos e seus responsáveis, além de uma análise bibliográfica. A amostra inclui 559 alunos e 485 ex-alunos, com dados sobre idade, renda familiar, escolaridade e participação em atividades musicais. Os resultados indicam que o Projeto Guri tem um impacto positivo significativo na vida dos alunos, melhorando habilidades sociais, autoestima, desempenho escolar e perspectivas de carreira. A relação com a comunidade é fortalecida através de oficinas socioeducativas e cursos de iniciação musical para adultos, promovendo um ambiente de aprendizado e crescimento para todos. As conclusões apontam que o Projeto Guri é um modelo eficaz de intervenção social e educacional, com impactos positivos e duradouros na vida dos alunos e suas famílias, destacando a importância da continuidade e expansão de programas como este para uma sociedade mais inclusiva e culturalmente rica.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32039
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.