Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32039
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDIAS, Wagner de Almeida-
dc.contributor.advisorCANELLA, Victor Borges-
dc.contributor.authorLOPES, Priscilla Regina Bile-
dc.contributor.authorMARROCO, Rafael Barrutia-
dc.contributor.authorESTEVES, Rafaela Protta-
dc.contributor.authorSILVA, Viviane Priscila da-
dc.date.accessioned2025-04-17T17:15:07Z-
dc.date.available2025-04-17T17:15:07Z-
dc.date.issued2024-11-25-
dc.identifier.citationLOPES, Priscilla Regina Bile; MARROCO, Rafael Barrutia; ESTEVES, Rafaela Protta; SILVA, Viviane Priscila da. Cultura e desenvolvimento local: um estudo dos impactos do Projeto Guri na vida de crianças e adolescentes, 2024. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32039-
dc.description.abstractEste estudo analisa o Projeto Guri e seus impactos na formação de crianças e adolescentes, considerando aspectos econômicos, educacionais e sociais. A pesquisa mostra como a música pode ser uma ferramenta de aprendizado e desenvolvimento, promovendo inclusão social e crescimento cultural. O estudo destaca a importância das políticas públicas e do ambiente familiar estruturado para o desenvolvimento de jovens, especialmente em contextos de vulnerabilidade social. Utilizando uma abordagem mista, a pesquisa coleta dados de alunos, ex-alunos e seus responsáveis, além de uma análise bibliográfica. A amostra inclui 559 alunos e 485 ex-alunos, com dados sobre idade, renda familiar, escolaridade e participação em atividades musicais. Os resultados indicam que o Projeto Guri tem um impacto positivo significativo na vida dos alunos, melhorando habilidades sociais, autoestima, desempenho escolar e perspectivas de carreira. A relação com a comunidade é fortalecida através de oficinas socioeducativas e cursos de iniciação musical para adultos, promovendo um ambiente de aprendizado e crescimento para todos. As conclusões apontam que o Projeto Guri é um modelo eficaz de intervenção social e educacional, com impactos positivos e duradouros na vida dos alunos e suas famílias, destacando a importância da continuidade e expansão de programas como este para uma sociedade mais inclusiva e culturalmente rica.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)pt_BR
dc.subjectDesenvolvimento socialpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectComunidadespt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleCultura e desenvolvimento local: um estudo dos impactos do Projeto Guri na vida de crianças e adolescentespt_BR
dc.title.alternativeCulture and local development: a study of the impacts of Projeto Guri on the lives of children and adolescentspt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.publisherPolo de ensino à distância - 002 - FATEC São Paulo (Bom Retiro - São Paulo)pt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.