Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30351
Título: Análise comparativa de escalabilidade e disponibilidade de banco de dados em ambientes de nuvem: um estudo dos serviços oferecidos por AWS e Azure
Título(s) alternativo(s): Comparative analysis of database scalability and availability in cloud environments: a study of the services offered by AWS and Azure
Autor(es): AMBROZIO, Talita de Almeida
VICENTE, João Guilherme
Orientador(es): BRUSCHI, Gustavo Cesar
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Banco de dados;Computação em nuvem
Data do documento: 5-Dez-2024
Editor: 196
Referência Bibliográfica: VICENTE, João Guilherme; AMBROZIO, Talita de Almeida. Análise comparativa de escalabilidade e disponibilidade de banco de dados em ambientes de nuvem: um estudo dos serviços oferecidos por AWS e Azure. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Banco de Dados) - Faculdade de Tecnologia FATEC Bauru, Bauru, 2024.
Resumo: Os serviços de computação em nuvem vêm ganhando crescente adesão pelas empresas, proporcionando inúmeros benefícios aos seus usuários, como redução de custos, escalabilidade, disponibilidade constante, flexibilidade operacional e acessibilidade a recursos tecnológicos. Diante do crescimento desses serviços e da diversidade de provedores de computação em nuvem no mercado atual, este artigo propõe um comparativo entre as ofertas dos provedores AWS e Azure. O objetivo é avaliar como esses provedores garantem a escalabilidade e disponibilidade aos bancos de dados em ambientes de nuvem, visando proporcionar aos usuários uma escolha informada e eficaz na adoção de soluções de infraestrutura de nuvem. O estudo comparativo entre as plataformas de banco de dados MySQL gerenciadas — Amazon RDS e Azure Database — destacou pontos fortes e limitações de cada uma em termos de usabilidade, escalabilidade e disponibilidade. O Amazon RDS se sobressaiu pela facilidade em configurar alta disponibilidade com o Multi-AZ, oferecendo uma interface intuitiva para criação e gestão de clusters e réplicas de leitura, o que facilita a escalabilidade e o desempenho. Já o Azure simplifica a criação de servidores flexíveis e oferece boas opções de backup, mas pode exigir ajustes manuais nas zonas de disponibilidade, dependendo da região. Ambas as plataformas mostraram eficiência em escalabilidade automática e recuperação de dados, embora diferenciem-se na acessibilidade dos controles de armazenamento.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/30351
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bancodedados_2024_2_joaovicente_analisecomparativadeescalabilidade.pdf945.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.