Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29035
Título: | O endomarketing e sua aplicabilidade no ambiente escolar |
Título(s) alternativo(s): | Endomarketing and its applicability in the school environment |
Autor(es): | SENA, João Vitor Santos de ALBERGE, Mayara Vicente SILVA, Laura Elisa |
Orientador(es): | STRINGUETTO, Anelise NEVES, Diego Silva |
Outro(s) contribuidor(es): | ELPÍDIO, Ricardo |
Tipo documental: | Artigo Científico |
Palavras-chave: | Endomarketing |
Data do documento: | 5-Dez-2024 |
Editor: | 191 |
Referência Bibliográfica: | SENA, João Vitor Santos de; ALBERGE, Mayara Vicente; SILVA, Laura Elisa. O endomarketing e sua aplicabilidade no ambiente escolar, 2024. Trabalho de conclusão de Curso (Curso Técnico em Administração) - ETEC Gino Rezaghi, Cajamar, 2024 |
Resumo: | O artigo analisa o endomarketing, destacando sua importância na gestão de pessoas e no
fortalecimento das relações internas, com foco no capital humano e na motivação dos colaboradores, abordando conceitos como cultura e clima organizacional, que influenciam comportamento e percepções; por meio de uma pesquisa de campo na ETEC Gino Rezaghi, foram identificadas falhas na comunicação interna, propondo ações como reuniões entre gestores, feedbacks de alunos e gestão, e clubes de interesse para integrar alunos e direção, evidenciando que o endomarketing pode aumentar a satisfação e reduzir o a taxa de rotatividade, ou, nesse caso evasão escolar, embora dificuldades surjam sem uma estratégia clara, o que pode gerar desmotivação e custos elevados, o endomarketing necessita de esforços contínuos para consolidar uma cultura de valorização e pertencimento. The article analyzes internal marketing, highlighting its importance in people management and strengthening internal relationships, focusing on human capital and employee motivation. It addresses concepts like organizational culture and climate, which influence behavior and perceptions. Through a field study at ETEC Gino Rezaghi, internal communication issues were identified, with proposed actions such as meetings between managers, feedback from students and management, and interest groups to integrate students and administration. It shows that internal marketing can increase satisfaction and reduce turnover rates, or in this case, school dropout rates. However, challenges arise without a clear strategy, which can lead to demotivation and high costs. Internal marketing requires continuous efforts to build a culture of appreciation and belonging. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/29035 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
3E - MB - Endomarketing na Etec - Mayara-Laura-JoãoSena2.pdf | 387.87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.