Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28272
Título: O impacto da logística reversa e gestão de resíduos na redistribuição de alimentos desperdiçados em bom estado em feiras livres: uma análise no bairro da Vila Natal, Cubatão – São Paulo durante o 2º semestre de 2024
Autor(es): ROCHA, Ana Beatriz da Cunha
ANDRADE, Evelyn Oliveira de
Orientador(es): OLIVEIRA, Simone Santana
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Logística reversa;Gestão de resíduos;Sustentabilidade;Desperdício de alimentos;Feiras-livres
Data do documento: 5-Dez-2024
Editor: 181
Referência Bibliográfica: ROCHA, Ana Beatriz da Cunha; ANDRADE, Evelyn Oliveira de. O impacto da logística reversa e gestão de resíduos na redistribuição de alimentos desperdiçados em bom estado em feiras livres: uma análise no bairro da Vila Natal, Cubatão – São Paulo durante o 2º semestre de 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Logística) - ETEC de Cubatão, Cubatão-SP, 2024.
Resumo: O desperdício de alimentos em feiras livres representa um desafio significativo para a segurança alimentar e o meio ambiente, com ênfase na cidade de Cubatão, São Paulo. Este trabalho tem como objetivo geral propor práticas logísticas sustentáveis que promovam a redistribuição de alimentos em bom estado e a gestão de resíduos. A pesquisa adota uma abordagem qualiquantitativa, utilizando de dois métodos de pesquisa, sendo pesquisa bibliográfica referenciando livros, artigos e websites e a pesquisa de campo onde foi feito dois questionários um ao colaborador da empresa de coleta e outro aplicado aos feirantes. Os dados mostram que, em média, 1 a 1,5 toneladas de resíduos são gerados semanalmente na feira, objeto desse estudo, com 94,1% dos feirantes admitindo o descarte de alimentos em bom estado. A falta de conhecimento sobre logística reversa e compostagem evidencia a necessidade de capacitação para implementar práticas sustentáveis. Os resultados sugerem que a adoção de práticas de logística reversa e gestão de resíduos pode não apenas reduzir o desperdício, mas também contribuir para a segurança alimentar ao redistribuir alimentos descartados para ONGs e centros de distribuição. Assim, este estudo oferece um modelo viável que pode ser aplicado em outras localidades.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28272
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
logistica_2024_2_rocha_oimpactodalogisticareversa.pdf527.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.