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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27462
Título: | Mapas mentais na educação profissional e instrumento de avaliação |
Título(s) alternativo(s): | Mind maps in professional education and assessment tool |
Autor(es): | GARCIA, Célia Aparecida de Matos |
Orientador(es): | FERNANDEZ, Senira Anie Ferraz |
Outro(s) contribuidor(es): | KANAANE, Roberto CRUZ, Rúbia Cristina |
Tipo documental: | Dissertação |
Palavras-chave: | Educação;Ensino profissional e técnico;Ensino e aprendizagem;Métodos de ensino;Prática de ensino;Aprendizagem;Avaliação da aprendizagem |
Data do documento: | 19-Mar-2018 |
Editor: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Referência Bibliográfica: | GARCIA, Célia Aparecida de Matos. Mapas mentais na educação profissional e instrumento de avaliação. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). São Paulo: Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, 2018. |
Resumo: | Nas recorrentes discussões sobre a educação no século XXI quanto à necessidade de renovação, de predisposição para a prática de metodologias que estimulem o pensamento crítico e tornem a aprendizagem significativa, a avaliação pode ser também parte importante desse processo de aprendizagem. Este estudo objetiva discutir se o uso de mapas mentais como instrumento de avaliação é válido e reflete a aprendizagem, com base nas notas finais dos alunos da disciplina de Gestão de Equipes do curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e nos mapas mentais desenvolvidos nos primeiros semestres dos anos letivos de 2016 e 2017. Este estudo classifica-se como uma pesquisa de natureza aplicada e de abordagem qualitativa, por ter como base dados diversificados, como os mapas mentais, listas de conceitos e programa da disciplina. Conforme a análise dos mapas mentais e dos resultados obtidos em ambas as turmas as notas alcançadas mantiveram-se acima da média mantendo-se o nível de aproveitamento, o que permite concluir que o uso dos mapas mentais é apropriado como instrumento de avaliação na perspectiva de uma aprendizagem significativa, o que se aplicaria na disciplina em questão, mas também poderia ocorrer em disciplinas da área de humanas e das ciências sociais. In the recurrent discussions on education in the 21st century regarding the need for renewal, predisposition to practice methodologies that stimulate critical thinking and make learning meaningful, the evaluation can also be an important part of this learning process. This study aims to discuss if the use of mental maps as an evaluation tool is valid and reflects the learning, based on the final grades of the students of the discipline of Team Management of the Superior course of Technology in Analysis and Development of Systems and in the developed mental maps in the first semesters of the 2016 and 2017 school years. This study is classified as a research of an applied nature and a qualitative approach, based on diverse data such as mental maps, concept lists and syllabus of the discipline. According to the analysis of the mental maps and the results obtained in both classes, the achieved scores remained above average maintaining the level of achievement, which allows to conclude that the use of mental maps is appropriate as an evaluation tool in the perspective of a meaningful learning, which would apply in the discipline in question, but could also occur in disciplines in the area of humanities and social sciences. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27462 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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