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Título: A educação profissional na modernidade líquida: um estudo sobre o curso superior de tecnologia em gestão empresarial das faculdades de tecnologia do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Título(s) alternativo(s): Professional education in liquid modernity: a study on the higher technology course in business management at the technology faculties of the Paula Souza State Center for Technological Education
Autor(es): MEDEIROS, Silvia Corrêa Guimarães Raposo de
Orientador(es): DELGADO, Darlan Marcelo
Outro(s) contribuidor(es): CONTI, Celso Luiz Aparecido
FREIRE, Emerson
Tipo documental: Dissertação
Palavras-chave: Educação;Ensino profissional e técnico;Administração de empresas;Modernização;Modo de vida;Trabalho;Produção industrial;Tecnologia;Tecnologia da informação;Desenvolvimento de tecnologia;Revolução industrial
Data do documento: 6-Jun-2018
Editor: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Referência Bibliográfica: MEDEIROS, Silvia Corrêa Guimarães Raposo de. A educação profissional na modernidade líquida: um estudo sobre o curso superior em Gestão Empresarial das faculdade de tecnologia do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. 192 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). São Paulo: Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, 2018.
Resumo: Esta pesquisa objetiva investigar se as temáticas da modernidade líquida são abordadas em disciplinas selecionadas do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial (Processos Gerenciais), oferecido pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), no Estado de São Paulo, Brasil, analisando qual o teor desses debates e como são realizados. Para atingir o objetivo proposto, desenvolve a fundamentação teórica, com base nas obras, principalmente de Zygmunt Bauman, mas também de Richard Sennett, Ulrich Beck, Michel Maffesoli, Manuel Castells, Pierre Lévy, Ricardo Antunes e Danièle Linhart, que discutem aspectos contemporâneos sobre as alterações do ambiente, da produção, do trabalho, do capital, da tecnologia, do Estado, do indivíduo e da educação, e produz um questionário de questões abertas, aplicado aos docentes das disciplinas selecionadas. O resultado da análise de conteúdo realizada é a constatação de que a modernidade líquida é discutida parcial e superficialmente, e que essa discussão carece de categorias de análise teoricamente embasadas, como referência, que tornassem o debate no CST em Gestão Empresarial, robusto e aprofundado. A pesquisa sugere a ampliação e o aprofundamento do tratamento das temáticas da modernidade líquida, especialmente daquelas relativas ao trabalho, no interior das Faculdades de Tecnologia do CEETEPS, e no CST em Gestão Empresarial, não somente por possíveis modificações e adições em Ementas de seu Projeto Pedagógico, mas pela utilização de novas formas, meios e instrumentos de construção do conhecimento na atualidade, como sugeridos pelos autores da fundamentação teórica.
This research is aimed at investigating whether liquid modernity themes are discussed in selected disciplines of the Business Management Undergraduate Technological Course (Management Processes) offered by Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), in São Paulo State, Brazil, and at analysing the content of these discussions and how they happen. In order to attain this objective, the research presents a theoretical framework based mainly on the works of Zygmunt Bauman, but also on the thoughts of Richard Sennett, Ulrich Beck, Michel Maffesoli, Manuel Castells, Pierre Lévy, Ricardo Antunes and Danièle Linhart, that debate the contemporary aspects of recent changes in the environment, production, work, capital, technology, State, individual and education. It also produces a questionnaire of open questions that is applied to the selected members of the faculties. The results of the content analysis of the answers provided show that the liquid modernity themes are superficially and partially discussed and that this discussion lacks the category analysis theoretically built as a reference, that would be able to make the debate robust and deep. This research suggests that the liquid modernity debate should be broadened and deepened, specially when it refers to work, in the Technological Undergraduate Courses offered by CEETEPS and specifically at the Business Management Undergraduate Technological Course, not only with changes and additions to its Pedagogical Project but by using new shapes, means, and tools to build knowledge, as they are suggested by the authors of this theoretical framework.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27459
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