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dc.contributor.advisorDELGADO, Darlan Marcelo-
dc.contributor.authorMEDEIROS, Silvia Corrêa Guimarães Raposo de-
dc.contributor.otherCONTI, Celso Luiz Aparecido-
dc.contributor.otherFREIRE, Emerson-
dc.date.accessioned2024-12-17T20:06:15Z-
dc.date.available2024-12-17T20:06:15Z-
dc.date.issued2018-06-06-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Silvia Corrêa Guimarães Raposo de. A educação profissional na modernidade líquida: um estudo sobre o curso superior em Gestão Empresarial das faculdade de tecnologia do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. 192 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). São Paulo: Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27459-
dc.description.abstractEsta pesquisa objetiva investigar se as temáticas da modernidade líquida são abordadas em disciplinas selecionadas do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial (Processos Gerenciais), oferecido pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), no Estado de São Paulo, Brasil, analisando qual o teor desses debates e como são realizados. Para atingir o objetivo proposto, desenvolve a fundamentação teórica, com base nas obras, principalmente de Zygmunt Bauman, mas também de Richard Sennett, Ulrich Beck, Michel Maffesoli, Manuel Castells, Pierre Lévy, Ricardo Antunes e Danièle Linhart, que discutem aspectos contemporâneos sobre as alterações do ambiente, da produção, do trabalho, do capital, da tecnologia, do Estado, do indivíduo e da educação, e produz um questionário de questões abertas, aplicado aos docentes das disciplinas selecionadas. O resultado da análise de conteúdo realizada é a constatação de que a modernidade líquida é discutida parcial e superficialmente, e que essa discussão carece de categorias de análise teoricamente embasadas, como referência, que tornassem o debate no CST em Gestão Empresarial, robusto e aprofundado. A pesquisa sugere a ampliação e o aprofundamento do tratamento das temáticas da modernidade líquida, especialmente daquelas relativas ao trabalho, no interior das Faculdades de Tecnologia do CEETEPS, e no CST em Gestão Empresarial, não somente por possíveis modificações e adições em Ementas de seu Projeto Pedagógico, mas pela utilização de novas formas, meios e instrumentos de construção do conhecimento na atualidade, como sugeridos pelos autores da fundamentação teórica.pt_BR
dc.description.abstractThis research is aimed at investigating whether liquid modernity themes are discussed in selected disciplines of the Business Management Undergraduate Technological Course (Management Processes) offered by Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), in São Paulo State, Brazil, and at analysing the content of these discussions and how they happen. In order to attain this objective, the research presents a theoretical framework based mainly on the works of Zygmunt Bauman, but also on the thoughts of Richard Sennett, Ulrich Beck, Michel Maffesoli, Manuel Castells, Pierre Lévy, Ricardo Antunes and Danièle Linhart, that debate the contemporary aspects of recent changes in the environment, production, work, capital, technology, State, individual and education. It also produces a questionnaire of open questions that is applied to the selected members of the faculties. The results of the content analysis of the answers provided show that the liquid modernity themes are superficially and partially discussed and that this discussion lacks the category analysis theoretically built as a reference, that would be able to make the debate robust and deep. This research suggests that the liquid modernity debate should be broadened and deepened, specially when it refers to work, in the Technological Undergraduate Courses offered by CEETEPS and specifically at the Business Management Undergraduate Technological Course, not only with changes and additions to its Pedagogical Project but by using new shapes, means, and tools to build knowledge, as they are suggested by the authors of this theoretical framework.pt_BR
dc.description.sponsorshipMestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissionalpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino profissional e técnicopt_BR
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subjectModernizaçãopt_BR
dc.subjectModo de vidapt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectProdução industrialpt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de tecnologiapt_BR
dc.subjectRevolução industrialpt_BR
dc.titleA educação profissional na modernidade líquida: um estudo sobre o curso superior de tecnologia em gestão empresarial das faculdades de tecnologia do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souzapt_BR
dc.title.alternativeProfessional education in liquid modernity: a study on the higher technology course in business management at the technology faculties of the Paula Souza State Center for Technological Educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dcterms.subjectEducaçao e trabalhopt_BR
dcterms.tableOfContentsGDEP - Linha de Pesquisa 2: Formação do Formador - Projeto de pesquisa: Fundamentos da Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dcterms.type-pt_BR
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