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Título: Inclusão, desenho universal para a aprendizagem e tecnologia assistiva: concepções e reflexões dos docentes do ensino técnico
Título(s) alternativo(s): Inclusion, universal design for learning and assistive technology: conceptions and reflections of technical education teachers
Autor(es): RAMOS, Andrea Ribeiro
Orientador(es): KANAANE, Roberto
Outro(s) contribuidor(es): CRUZ, Rubia Cristina
PETEROSSI, Helena Gemignani
Tipo documental: Dissertação
Palavras-chave: Educação;Tecnologia educacional;Aprendizagem;Pessoas com deficiência;Inclusão social;Ensino e aprendizagem
Data do documento: 15-Jun-2020
Editor: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Referência Bibliográfica: RAMOS, Andrea Ribeiro. Inclusão, desenho universal para a aprendizagem e tecnologia assistiva: conceções e reflexões dos docentes do ensino técnico. 212 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). São Paulo: Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, 2020.
Resumo: O presente estudo tem por objetivo apresentar as concepções e reflexões sobre inclusão, Desenho Universal para a Aprendizagem e Tecnologia Assistiva sob a perspectiva dos docentes do ensino técnico profissional do Estado de São Paulo. Com o propósito decaracterizar a pessoa com deficiência, sua história e contextualização, bem como a terminologia utilizada. Em seguida, tem-se a conceituação do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) com seus princípios, histórico e finalidade. Posteriormente, designa-se o termo Tecnologia Assistiva, suas categorias e utilizações, salienta-se a identificação da legislação vigente referente a pessoa com deficiência e verifica-se as estratégias e táticas adotadas para a inclusão da pessoa com deficiência no ensino técnico sob a perspectiva dos docentes. A pesquisa é exploratória, descritiva, bibliográfica e de campo. A abordagem utilizada implica em entrevista a área responsável pela inclusão da pessoa com deficiência na instituição de ensino, além de questionários aos docentes, e pesquisa bibliográfica. A metodologia adotada adquire a característica qualitativa fundamentada em elementos da análise de conteúdo de Laurence Bardin e análise dos dados sob o enfoque da estatística descritiva, considerando as percentagens das respostas dos sujeitos aos questionários aplicados. Entre os principais resultados tem-se que dos 143 respondentes 132 docentes afirmaram haver diferença entre inclusão e integração, correspondendo a 92,3% do total, porém há dissonâncias nos comentários dos professores; e destes 60% ministram ou já ministraram aula para pessoa com deficiência, no entanto apenas 13% conhecem o termo Tecnologia Assistiva em sua totalidade. Infere-se a necessidade de rever a formação dos professores e as políticas públicas para a inclusão da pessoa com deficiência. A base teórica é fundamentada em Maria Teresa Égler Mantoan, Rita Bersch, Romeu Kazumi Sassaki, Marta Gil, Enicéia Gonçalves Mendes, Stuart Hall, Domenico de Masi, Helena Gemignani Peterossi, Edgar Morin, Gilberta Jannuzzi entre outros. A título de considerações finais o estudo contempla em sua estrutura aspectos voltados a caracterização do problema, objetivos e fundamentação teórica. Ao mesmo tempo reúne elementos do método de estudo, metodologia e técnicas empregadas, além da proposta de um plano de ação efetivo de inclusão destinado a pessoa com deficiência.
The present study aims to present the conceptions and reflections on inclusion, Universal Design for Learning and Assistive Technology from the perspective of teachers of professional technical education in the State of São Paulo. In order to characterize the person with disabilities, their history and context, as well as the terminology used. Then there is the concept of Universal Design for Learning (DUA) with its principles, history and purpose. Subsequently, the term Assistive Technology is designated, its categories and uses, the identification of the current legislation regarding the person with a disability is highlighted, and the strategies and tactics adopted for the inclusion of the person with disabilities in the technical education are verified from the perspective of teachers. The research is exploratory, descriptive, bibliographic and field. The approach used implies an interview with the area responsible for the inclusion of people with disabilities in the educational institution, in addition to questionnaires to teachers, and bibliographic research. The adopted methodology acquires the qualitative characteristic based on elements of the content analysis of Laurence Bardin and analysis of the data under the focus of descriptive statistics, considering the percentages of the subjects' answers to the applied questionnaires. Among the main results, of the 143 respondents, 132 professors stated that there is a difference between inclusion and integration, corresponding to 92.3% of the total, but there are dissonances in the teachers' comments; and of these 60% teach or have already taught classes for people with disabilities, however only 13% know the term Assistive Technology in its entirety. The need to review teacher training and public policies for the inclusion of people with disabilities is inferred. The theoretical basis is based on Maria Teresa Égler Mantoan, Rita Bersch, Romeu Kazumi Sassaki, Marta Gil, Enicéia Gonçalves Mendes, Stuart Hall, Domenico de Masi, Helena Gemignani Peterossi, Edgar Morin, Gilberta Jannuzzi among others. As final considerations, the study contemplates in its structure aspects aimed at characterizing the problem, objectives and theoretical foundation. At the same time, it brings together elements of the study method, methodology and techniques employed, in addition to the proposal for an effective inclusion action plan for people with disabilities.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27448
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