Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27441
Title: | Competências empreendedoras e startups: práticas de educação profissional e tecnológica no iCenter da Fatec SP |
Other Titles: | Entrepreneurial skills and startups: professional and technological education practices at Fatec SP's iCenter |
Authors: | FEGHALI, Edison |
Advisor: | KANAANE, Roberto |
Other contributor: | CALDEIRA, Adilson GIORDANO, Carlos Vital |
type of document: | Dissertação |
Keywords: | Educação;Ensino profissional e técnico;Empreendedorismo;Empresas;Empreendedor;Inovação;Competência profissional |
Issue Date: | 22-Jun-2020 |
Publisher: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Citation: | FEGHALI, Edison. Competências empreendedoras e startups: práticas de educação profissional e tecnológica no iCenter da Fatec SP. 130 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). São Paulo: Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, 2020. |
Abstract: | A pesquisa versa sobre o tema empreendedorismo no âmbito da educação profissional tecnológica. A justificativa para escolha do tema deve-se à importância da formação empreendedora para o desenvolvimento de competências e do alinhamento às demandas de mercado, com oportunidades para criação de startups. O objetivo geral visa identificar as competências empreendedoras dos alunos da Escola de inovadores no centro de inovação iCenter da Fatec SP - CEETEPS, e como objetivos específicos, verificar junto a coordenação do iCenter e alunos inscritos na Escola de inovadores as práticas desenvolvidas frente ao empreendedorismo e avaliar a influência do centro de inovação iCenter na jornada do aluno empreendedor frente ao desenvolvimento de startups. Para cumprir os objetivos propostos, o projeto contempla os métodos exploratório, descritivo e estudo de caso. A abordagem utilizada foi mista (qualitativa-quantitativa). Como técnicas e meios de investigação se utilizou o levantamento bibliográfico e questionários com alunos. O formato do questionário escolhido foi tipo Likert com seis afirmativas; roteiro de entrevista com coordenador do iCenter; roteiro de entrevistas com alunos egressos e análise documental. Adotou-se ainda, a observação participante com presença do pesquisador nos encontros semanais do curso da Escola de inovadores no iCenter com objetivo de disseminar conhecimentos e práticas voltados ao empreendedorismo e inovação. Os resultados sinalizaram que as práticas de educação profissional e tecnológica empreendedoras frente ao desenvolvimento de startups no iCenter atendeu às expectativas dos alunos da Escola de inovadores e destacou-se as competências empreendedoras nas dimensões do conhecimento, planejamento, ação e gestão com o desdobramento em competências individuais específicas com contribuições ao futuros empreendedores de startups e concluiu-se que os objetivos deste estudo foram atingidos. The research explores the theme of entrepreneurship education and training in the scope of professional technological capacitation. The importance of training future entrepreneurs with the necessary knowledge and competences demanded by the market, as well as opportunities for startup development in several fields justify the examination of entrepreneurship education. The general objective is to identify the entrepreneurial skills of students at the iCenter innovation center at Fatec SP - CEETEPS. Specifically, the research aims to verify with the iCenter coordination and students enrolled at the innovation center, the skills and competences developed, assessing the iCenter’s influence on the entrepreneur's journey towards the development of startups. To fulfill the objectives, the project contemplates exploratory, descriptive and case study methods, employing a mixed approach (qualitative-quantitative). As techniques and means of investigation, bibliographic surveys and student questionnaires were analyzed. The techniques employed were: Likert type questionnaires with six statements given to students (entrepreneurs); scripted interviews with the iCenter coordinator; scripted interviews with alumni; project documentation analysis. Researchers also observed students and participated in the weekly course meetings at the iCenter school of innovators in order to disseminate knowledge and best practices aimed at entrepreneurship and innovation. The results showed that the entrepreneurial professional and technological education practices facing the development of startups in iCenter met the expectations of students from the school of innovators and entrepreneurial skills were highlighted in the dimensions of knowledge, planning, action and management with the development in individual skills with contributions to future startup entrepreneurs and it is concluded that the objectives of this study were achieved. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27441 |
Appears in Collections: | Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UPEP_CompetenciasEmpreendedoraseStartups_EdisonFeghali_2020..pdf | 2.66 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.