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Título: Interdisciplinaridade e o trabalho por projetos da educação profissional: um olhar sobre os saberes docentes
Título(s) alternativo(s): Interdisciplinarity and project work in professional education: a look at teaching knowledge
Autor(es): LAMAS, Juliana de Sousa
Orientador(es): PRADOS, Rosália Maria Netto
Outro(s) contribuidor(es): MORAES, Vania de
CONSTANTINO, Paulo Roberto Prado
Tipo documental: Dissertação
Palavras-chave: Educação;Ensino e aprendizagem;Ensino profissional e técnico;Currículo;Formação continuada de professor;Projetos;Prática de ensino;Gestão de projetos
Data do documento: 27-Mai-2022
Editor: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Referência Bibliográfica: LAMAS, Juliana de Sousa. Interdisciplinaridade e o trabalho por projetos na educação profissional: um olhar sobre os saberes docentes. 136 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). São Paulo: Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, 2022.
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida no projeto Saberes e Trabalho Docente, da linha de pesquisa Formação do Formador, do programa de mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, cuja área de concentração é Educação e Trabalho. Apresenta uma discussão sobre a interdisciplinaridade e o trabalho por projetos na Educação Profissional, com olhar voltado para a formação docente. Justifica-se a investigação no desafio contemporâneo de utilização de metodologias ativas e práticas interdisciplinares no processo de ensino aprendizagem, nas ações pedagógicas e na organização curricular. São objetivos do trabalho compreender a percepção docente sobre o trabalho por projetos na Educação Profissional. Promover a reflexão sobre como a prática interdisciplinar e o desenvolvimento de projetos pode favorecer a construção de um saber globalizado e compreender como a interdisciplinaridade é concebida e vivenciada por professores envolvidos em projetos interdisciplinares, assim como as limitações e obstáculos da aplicabilidade da prática interdisciplinar. A pesquisa é de natureza exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa e se dá em uma escola técnica, de uma instituição pública de educação técnica e tecnológica, na cidade de São Paulo, na qual os cursos oferecidos são em nível médio e articulados por projetos interdisciplinares. Com base na fundamentação teórica foram realizadas observação participante e entrevistas semiestruturadas. Para o tratamento dos dados coletados foi aplicada a análise temática. O estudo baseia-se em concepções teóricas sobre interdisciplinaridade, currículo, método de projetos e saberes e práticas docentes. Assim, a pesquisa gerou o produto: uma proposta de formação continuada sobre interdisciplinaridade e trabalho por projetos no fazer docente. Considera-se, a necessidade de subsídios teórico metodológicos para auxiliar na compreensão dos professores sobre a prática interdisciplinar e o desenvolvimento de projetos interdisciplinares.
The present research from the Formation of the Trainer line and from the Knowledge and Teaching Work project, deals with interdisciplinarity and project work in Professional Education, with a focus on teacher training. Research is justified in the contemporary challenge of using active methodologies and interdisciplinary practices in the teaching-learning process, in pedagogical actions and in curricular organization. The objectives of this work are to understand the teacher's perception of project work in Vocational Education. Promote reflection on how interdisciplinary practice and project development can favor the construction of globalized knowledge and understand how interdisciplinarity is conceived and experienced by teachers involved in interdisciplinary projects, as well as the limitations and obstacles of the applicability of interdisciplinary practice. The research is descriptive in nature and with a qualitative approach and takes place in a technical school, of a public institution of technical and technological education, in the city of São Paulo, in which the courses offered are at high school and articulated by interdisciplinary projects. Based on the theoretical foundation, participant observation and semi-structured interviews were carried out. For the treatment of the collected data, thematic analysis was applied. The study is based on theoretical concepts about interdisciplinarity, curriculum, project method and teaching knowledge and practices. Thus, the research generated a proposal for continuing education on interdisciplinarity and project work in teaching. It is considered the need for theoretical and methodological subsidies to help teachers understand interdisciplinary practice and the development of interdisciplinary projects.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27428
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