Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27383
Title: | Análise da aplicação da inteligência artificial como apoio ao ensino a distância: um mapeamento sistemático da literatura |
Other Titles: | Analysis of the application of artificial intelligence to support distance learning: a systematic mapping of the literature |
Authors: | GIUDILLI, Mateus |
Advisor: | BORGES, Vanessa dos Anjos |
type of document: | Artigo Científico |
Keywords: | Inteligência artificial;Educação à distância;TECNOLOGIAS DIGITAIS |
Issue Date: | 24-Jun-2021 |
Publisher: | 157 |
Citation: | GIUDILLI, Mateus. Análise da aplicação da inteligência artificial como apoio ao ensino a distância: um mapeamento sistemático da literatura. Orientador: Vanessa dos Anjos Borges. 2021. 9 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente, Presidente Prudente, SP, 2021. |
Abstract: | O presente trabalho apresenta um Mapeamento Sistemático da Literatura sobre as aplicações da Inteligência Artificial no contexto do Ensino a Distância. Para este fim, foram escolhidos 14 estudos para análise, resultados de uma busca realizada no Portal de Periódicos CAPES, utilizando-se os termos Inteligência Artificial e Educação a Distância em português e em inglês. Como resultados, as tecnologias mais utilizadas nos sistemas educacionais para ensino a distância são chatbots e sistemas tutores inteligentes baseados em sistemas multiagentes. Tais ferramentas, apesar da complexibilidade e alto custo, proporcionam uma melhora notável no aproveitamento do conteúdo, trazendo confiabilidade ao processo de ensino. The present paper presents a Literature Systematic Mapping on the applications of Artificial Intelligence in the context of Distance Learning. For this purpose, 14 studies were chosen for analysis, results of a search carried out on the CAPES Journal Portal, using the terms Artificial Intelligence and Distance Education in Portuguese and in English. As a result, the technologies most used in educational systems for distance learning are chatbots and tutoring systems based on multi-agent systems. Such tools, despite the complexity and high cost, provide a notable improvement in the use of content, bringing reliability to the teaching process. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27383 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ads_2021_1_mateusgiudilli_analisedaaplicacaodainteligenciaartificial.pdf Restricted Access | 845.19 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.