Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27383
Title: Análise da aplicação da inteligência artificial como apoio ao ensino a distância: um mapeamento sistemático da literatura
Other Titles: Analysis of the application of artificial intelligence to support distance learning: a systematic mapping of the literature
Authors: GIUDILLI, Mateus
Advisor: BORGES, Vanessa dos Anjos
type of document: Artigo Científico
Keywords: Inteligência artificial;Educação à distância;TECNOLOGIAS DIGITAIS
Issue Date: 24-Jun-2021
Publisher: 157
Citation: GIUDILLI, Mateus. Análise da aplicação da inteligência artificial como apoio ao ensino a distância: um mapeamento sistemático da literatura. Orientador: Vanessa dos Anjos Borges. 2021. 9 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente, Presidente Prudente, SP, 2021.
Abstract: O presente trabalho apresenta um Mapeamento Sistemático da Literatura sobre as aplicações da Inteligência Artificial no contexto do Ensino a Distância. Para este fim, foram escolhidos 14 estudos para análise, resultados de uma busca realizada no Portal de Periódicos CAPES, utilizando-se os termos Inteligência Artificial e Educação a Distância em português e em inglês. Como resultados, as tecnologias mais utilizadas nos sistemas educacionais para ensino a distância são chatbots e sistemas tutores inteligentes baseados em sistemas multiagentes. Tais ferramentas, apesar da complexibilidade e alto custo, proporcionam uma melhora notável no aproveitamento do conteúdo, trazendo confiabilidade ao processo de ensino.
The present paper presents a Literature Systematic Mapping on the applications of Artificial Intelligence in the context of Distance Learning. For this purpose, 14 studies were chosen for analysis, results of a search carried out on the CAPES Journal Portal, using the terms Artificial Intelligence and Distance Education in Portuguese and in English. As a result, the technologies most used in educational systems for distance learning are chatbots and tutoring systems based on multi-agent systems. Such tools, despite the complexity and high cost, provide a notable improvement in the use of content, bringing reliability to the teaching process.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27383
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ads_2021_1_mateusgiudilli_analisedaaplicacaodainteligenciaartificial.pdf
  Restricted Access
845.19 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.