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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27191
Título: | Moradia estudantil modular sustentável |
Autor(es): | Fernandes, Abner Gabriel do Nascimento Marques, Luiz Vitor dos Reis Santos, Samuel Rocha dos |
Orientador(es): | TOMIOKA, Aparecida Massako |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Imóvel residencial;Política habitacional;Construção civil (aspectos socioambientais);Estudantes |
Data do documento: | 8-Dez-2022 |
Editor: | 285 |
Referência Bibliográfica: | Fernandes, Abner Gabriel do Nascimento; Marques, Luiz Vitor dos Reis; Santos, Samuel Rocha dos. Moradia estudantil modular sustentável. 2022.Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Desenho de Construção Civil) - Etec Itaquera II, São Paulo, 2022. |
Resumo: | O ano de 2020 abalou o mundo com a chegada de uma pandemia inesperada. Medidas foram
impostas para que a disseminação da COVID-19 fosse evitada e assim, comércios e locais
públicos adotaram medidas restritivas, chegando até mesmo, ao fechamento indeterminado do
local. Um dos setores mais impactados neste período foi a Educação, uma vez que o
distanciamento social foi adotado e os locais de ensino foram fechados. A evasão do Ensino
Superior se relevou, por diferentes motivos – sendo estes individuais - que afetaram diretamente
os alunos, os levando a decisão de deixar o meio acadêmico. Isso impacta diretamente na meta
do Plano Nacional de Educação de possuir 33% dos jovens de 18 a 24 anos para dentro das
universidades até 2024. A construção do sujeito em interação com o meio foi interrompida,
assim, este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo desenvolver um módulo de
habitação estudantil sustentável, focando no período pós-pandêmico com o intuito de retomar
o contato do indivíduo com o meio acadêmico e evitar a evasão. A estrutura dos containers
marítimos foi explorada, uma vez que é possível realizar uma construção sustentável do início
ao fim, e implantar a quantidade de módulos que atenda à necessidade e disponibilidade de
espaço da instituição que adira o modelo de habitação. The year 2020 shook the world with the arrival of an unexpected pandemic. Measures were imposed to prevent the spread of COVID-19 and thus, businesses and public places adopted restrictive measures, even reaching the indefinite closure of the site. One of the most impacted sectors in this period was Education, as social distancing was adopted and teaching venues were closed. Dropping out of Higher Education stood out for different reasons – these being individual – that directly affected students, leading them to the decision to leave the academic environment. This has a direct impact on the goal of the National Education Plan of having 33% of people aged 18 to 24 to enter universities by 2024. The construction of the subject in interaction with the environment was interrupted, thus, this Final Course Work aims to develop a sustainable student housing module, focusing on the post-pandemic period with the aim of resuming contact between the individual and the academic environment and avoiding evasion. The structure of maritime containers was explored, since it is possible to carry out a sustainable construction from start to finish, and to implement the number of modules that meets the need and availability of space of the institution that adheres to the housing model. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27191 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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