Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27062
Title: Educação profissional e tecnologias digitais: interação docente em ambientes virtuais de aprendizagem
Other Titles: Professional education and digital technologies: teaching interaction in virtual learning environments
Authors: SALEH, Mohamed Kassem
Advisor: NETTO PRADOS, Rosália Maria
Other contributor: SILVA, Sandro Luís da
RAMIREZ, Rodrigo Avella
type of document: Dissertação
Keywords: Educação;Ensino e aprendizagem;Ensino profissional e técnico;Tecnologia da informação;Tecnologia educacional
Issue Date: 19-Mar-2024
Publisher: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Citation: SALEH, Mohamed Kassem. Educação profissional e tecnologias digitais: interação docente em ambientes virtuais de aprendizagem. 78 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). São Paulo: Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, 2024.
Abstract: Este trabalho é parte de pesquisa desenvolvida no projeto Saberes e Trabalho Docente, da linha de pesquisa Formação do Formador, no Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, cuja área de concentração é Educação e Trabalho. A pesquisa propõe uma discussão sobre o trabalho docente que se utiliza dos materiais didáticos tradicionais como livros e apostilas técnicas, para ensino de determinados fenômenos da física que são necessários para entendimento e aprendizado de conceitos de eletricidade e eletrônica, propondo ao docente que a utilização de linguagens tecnológicas contemporâneas, como a escrita associada a figuras que possuam movimentos, a vídeos que demonstrem experiências práticas, e o uso de simuladores simultaneamente a aulas práticas, tornam as aulas mais dinâmica e estimulam o interesse do aluno na busca do conhecimento. A pesquisa é relevante, pois se faz necessária uma atualização quanto aos saberes e trabalhos docentes devido aos hábitos contemporâneos para uso de dispositivos móveis sem fio para ensino e aprendizado que se conectem à internet e que podem ser acessar materiais didáticos dinâmicos e compatíveis com tais dispositivos. A pesquisa fundamenta-se na interface entre Educomunicação, Educação Profissional e nas Tecnologias de Comunicação e da Informação. O objetivo é compreender como a multissemiose de linguagens em materiais didáticos, com conteúdo técnico, disponibilizado de forma on-line, em plataformas digitais, proporcionam maior interatividade entre docentes e discentes, na educação profissional, promovendo a construção de conhecimento. O método da pesquisa é exploratório, de abordagem qualitativa, pois se trata de uma pesquisa descritiva, de natureza aplicada, sobre tecnologias digitais e ambientes virtuais de aprendizagem na área de Eletrônica e aplicações educacionais. A pesquisa revela que os melhores resultados para a construção do conhecimento na formação técnica de cursos baseados em conceitos da física, são obtidos com uso da Educomunicação como prática pedagógica e na formação docente, aplicados em aulas e em materiais didáticos compostos por linguagens visuais, dinâmicas e interativas. O produto desta pesquisa é uma proposta de atualização profissional para capacitação dos professores com incentivo ao uso dos recursos tecnológicos com materiais didáticos verbo visuais interativos, a partir de um levantamento de materiais didáticos por meio de ferramentas digitais on-line.
This work is part of research developed within the Knowledge and Teaching Work project, within the Forming of Teacher research line, in the Master's Program in Management and Development of Vocational Education, with a concentration in Education and Work. The research discusses teaching practices employing traditional teaching materials such as books and technical handouts to teach specific physics phenomena crucial for understanding electricity and electronics concepts. It suggests to educators that incorporating contemporary technological languages, like written material paired with moving visuals, videos demonstrating practical experiments, and using simulators alongside practical classes, can make lessons more dynamic and stimulate student interest in knowledge acquisition. The research's relevance lies in the need for an update in teaching knowledge and practices due to contemporary habits involving wireless mobile devices for teaching and learning, which allow access to dynamic teaching materials compatible with such devices. It is grounded in the intersection of Educommunication, Vocational Education, and Communication and Information Technologies. The aim is to understand how the use of multisemiotic languages in online didactic materials, with technical content on digital platforms, enhances interactivity between teachers and students in vocational education, facilitating knowledge construction. Employing an exploratory, qualitative approach, the research is descriptive and applied, focusing on digital technologies and virtual learning environments in Electronics and educational applications. Findings suggest that employing Educommunication as a pedagogical practice, along with teacher training, and utilizing teaching materials with visual, dynamic, and interactive elements, yield the best results in knowledge construction for technical training courses based on physics concepts. The research's outcome is a proposal for professional development, encouraging educators to use technological resources with interactive verbo- visual teaching materials, informed by a survey of teaching materials conducted through online digital tools.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27062
Appears in Collections:Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UPEP_EducacaoProfissionaleTecnologiasDigitais_MohamedKassemSaleh_2024.pdf675.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.