Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27000
Título: As relações entre arte e técnica no eixo de Produção Cultural e Design do Centro Paula Souza: um estudo no curso Técnico de Multimídia
Título(s) alternativo(s): The relations between art and technique in the axis of Cultural Production and Design of the Paula Souza Center: a study in the Multimedia Technician course
Autor(es): SILVA, Fábio Gomes da
Orientador(es): FREIRE, Emerson
Outro(s) contribuidor(es): FERREIRA, Pedro Peixoto
BATISTA, Sueli Soares dos Santos
Tipo documental: Dissertação
Palavras-chave: Ensino profissional e técnico;Artes;Multimídia;Cultura;Design
Data do documento: 22-Mai-2018
Editor: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Referência Bibliográfica: SILVA, Fábio Gomes da. As relações entre arte e técnica no eixo de Produção Cultural e Design do Centro Paula Souza: um estudo no curso Técnico de Multimídia. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma discussão de como se configuram, do ponto de vista da estruturação formativo-educacional e de bibliografia pertinente, as relações entre arte e técnica no curso técnico de Multimídia do eixo tecnológico Produção Cultural e Design no contexto institucional do Centro Paula Souza. Para tal, as características do eixo tecnológico Produção Cultural e Design são analisadas partindo da hipótese de que na formação técnica e tecnológica, é pouco privilegiado – quando não mesmo, negligenciado – o debate acerca da técnica em sua relação com a arte. Todavia, no eixo em questão, esse debate é não somente imanente, como caberia superar certa visão dicotômica em que a arte, a partir de suas significações e da forma como se apresenta, ocuparia o papel preponderante no ato inventivo, e a técnica se subordinaria apenas ao discurso para fins utilitários, fazendo com que no trato cotidiano não se percebesse que os objetos técnicos contêm uma realidade humana. Além da discussão bibliográfica e documental, a pesquisa desenvolve essa problemática por meio de um estudo sobre a produção dos alunos do referido curso técnico como uma possibilidade de abordagem nas discussões que atravessam o eixo, buscando entender especificamente como ela se manifesta em seus contextos socioculturais na revista digital Hertz produzida no projeto interdisciplinar. As investigações apontaram para a manutenção da dicotomia existente entre arte e técnica no contexto educacional do curso analisado, abrindo uma questão para futuros desdobramentos dessa manifestação no âmbito da educação profissional.
The present work aims to present a discussion of how the relations between art and technique in the technical course of Multimedia of the technological axis Cultural Production and Design in the institutional context of the Paula Souza Center. To this end, the characteristics of the technological axis Cultural Production and Design are analyzed based on the hypothesis that in the technical and technological formation, the debate about technique in its relationship with art is not privileged, if not neglected. However, in the axis in question, this debate is not only immanent, it would be necessary to overcome a dichotomous view in which art, from its significations and the form presented, would occupy the preponderant role in the inventive act, and the technique would be subordinated only to the discourse for utilitarian ends, making that in the daily deal it was not realized that the technical objects contain a human reality. Besides the bibliographical and documentary discussion, the research develops this problem through a study about the students' production of the mentioned technical course as a possibility of approach in the discussions that cross the axis, trying to understand specifically how it is manifested in its socio-cultural contexts in the magazine Hertz produced in the interdisciplinary project. The investigations pointed to the maintenance of the dichotomy between art and technique in the educational context of the analyzed course, opening a question for future unfolding of this manifestation in the scope of professional education.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27000
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UPEP_AsrelaçõesentrearteetécnicanoeixodeProduçãoCulturaleDesign_FábioGomesdaSilva_2018.pdf2.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.