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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26963
Title: | Empresa júnior no ensino técnico médio integrado: laboratório de aprendizagem para o desenvolvimento socioemocional |
Authors: | NASCIMENTO, Sirlei Rodrigues do |
Advisor: | LANGHI, Celi |
Other contributor: | GALVÃO, Henrique Martins AZEVEDO, Marília Macorin de |
type of document: | Dissertação |
Keywords: | Ensino e aprendizagem;Ensino profissional e técnico;Empreendedorismo |
Issue Date: | 15-Jun-2020 |
Publisher: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Citation: | NASCIMENTO, Sirlei Rodrigues do. Empresa júnior no ensino técnico médio integrado: laboratório de aprendizagem para o desenvolvimento socioemocional, 163 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020. |
Abstract: | A aplicação de práticas diversificadas e de métodos ativos durante o processo de formação dos alunos que fazem cursos técnicos integrados ao ensino médio acaba por ser estratégica. Esta pesquisa tem por objetivo analisar os impactos da implantação de um Laboratório de Aprendizagem ativa denominado Empresa Júnior no curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio em uma escola técnica estadual do Centro Paula Souza, localizada no município de Ribeirão Pires, e sua contribuição ao desenvolvimento de competências socioemocionais relacionadas à motivação, criatividade, liderança, tomada de decisões, trabalho em equipe e proatividade, melhorando a empregabilidade e inclusão profissional dos jovens recém-formados. O estudo está pautado na aprendizagem pela experiência proposta por John Dewey (1959) e a aprendizagem significativa de David Ausubel (1980), apoiado em autores contemporâneos que trabalham a temática de Projetos e a Educação empreendedora, além de uma abordagem sobre a nova Base Nacional Comum Curricular - BNCC, mudanças nos itinerários formativos e sua importância para a formação dos jovens. O método da pesquisa utilizado foi o exploratório descritivo, com enfoque qualitativo, por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Para a coleta de dados foram aplicados dois questionários estruturados com perguntas abertas e fechadas, para uma amostra por conveniência: o primeiro questionário foi aplicado para 35 alunos que participaram da Empresa Júnior em 2018 e 2019; o segundo questionário foi aplicado para um total de 43 pessoas, entre professores, funcionários, pais de voluntários e outros atores que compõem a comunidade escolar. Os resultados indicaram em 100% das respostas que a participação dos discentes no projeto ampliou as habilidades e competências técnicas e socioemocionais, melhorando a atuação em entrevistas de emprego, trabalho em equipe e a tomada de decisões, destacando as experiências reais vivenciadas na prática, incluindo situações de conflito, o comprometimento com prazos e entregas, comprovando que métodos ativos de aprendizagem são fundamentais para nova geração de estudantes e futuros profissionais. A comunidade entrevistada, em sua totalidade considera o projeto relevante, pertinente à profissão e enfatiza a necessidade de ampliação para outros cursos. Como produto desta dissertação foi apresentado um roteiro para a composição de um laboratório de aprendizagem, nos moldes de uma empresa júnior como método ativo para escolas técnicas. The application of diversified practices and active methods during the process of training students who take technical courses integrated to high school ends up being strategic. This research aims to analyze the impacts of the implantation of an active Learning Laboratory called Junior Company in the Technical course in Administration Integrated to the High School of a state technical school of the Centro Paula Souza, located in the city of Ribeirão Pires, and its contribution in the development socio-emotional skills related to motivation, creativity, leadership, decision making, teamwork and proactivity, improving employability and professional inclusion of young graduates. The study is based on learning from the experience proposed by John Dewey (1959) and the significant learning from David Ausubel (1980), supported by contemporary authors who work on the theme of Projects and Entrepreneurial Education, in addition to an approach on the new Base Nacional Comum Curricular - BNCC, changes in formative itineraries and their importance for the formation of young people. The research method used was the exploratory descriptive, with a qualitative focus, through bibliographic and documentary research. For the collection of data, two structured questionnaires were applied with open and closed questions, for a convenience sample: the first questionnaire was applied to 35 students who participated in the junior company in 2018 and 2019; the second questionnaire was applied to a total of 43 people, including teachers, employees, parents of volunteers and other actors that make up the school community. The results indicated in 100% of the responses that the participation of students in the project expanded their technical and socioemotional skills and competences, improving their performance in job interviews, teamwork and decision making, highlighting the real experiences lived in practice, including conflict situations, commitment to deadlines and deliveries, proving that active learning methods are essential for the new generation of students and future professionals. The community interviewed, in its entirety, considers the project relevant, relevant to the profession and emphasizes the need to expand to other courses. As a product of this dissertation, a script was presented for the composition of a learning laboratory, along the lines of a junior company as an active method for technical schools. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26963 |
Appears in Collections: | Dissertações |
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