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Título: Jogos e dramatizações na promoção da ludicidade e da motivação na educação profissional
Título(s) alternativo(s): Games and role plays in promoting playfulness and motivation in professional education
Autor(es): SIMÕES, Francis Akemi Nitto
Orientador(es): GIORDANO, Carlos Vital
Outro(s) contribuidor(es): BONINI, Luci Mendes de Melo
PRADOS, Rosália Maria Netto
Tipo documental: Dissertação
Palavras-chave: Jogos;Jogos educativos;Ensino profissional e técnico;Motivação
Data do documento: 19-Jun-2020
Editor: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Referência Bibliográfica: SIMÕES, Francis Akemi Nitto. Jogos e dramatizações na promoção da ludicidade e da motivação na educação profissional. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020.
Resumo: A investigação objetiva suscitar reflexões sobre práticas educacionais com a promoção da ludicidade em atividades de dramatizações e jogos na educação profissional. A pesquisa se mostra relevante no que se refere ao feedback do discente sobre tais ações propostas. Justifica-se a averiguação pela importância do debate do tema ludicidade na área da educação profissional. A questão de pesquisa mira identificar se o discente da área do ensino técnico entende relevante e motivador a utilização de jogos e dramatizações no seu processo de aprendizagem. O método selecionado é o descritivo/ exploratório, com aplicações, observações, entrevistas suportadas por perguntas abertas e surveys baseadas em perguntas fechadas. As atividades aplicadas possibilitaram a captação de relatos pós-evento que transcritos foram analisados de forma qualitativa e quantitativa. A amostra de estudo se concentra nos estudantes jovens e adultos dos cursos técnicos de desenvolvimento de sistemas, logística e administração de Centro de Educação Profissional Tecnológica (CEPT), tais seleções realizadas por conveniência. Os resultados alcançados demonstram a identificação pretendida, bem como, a concordância com os estudos dos autores referenciados. Além disso, as técnicas utilizadas se prestam a servir de bases para novos estudos e modelos de aplicação.
The investigation deals with reflections on educational practices with the promotion of playfulness in activities of dramatizations and games in professional education. The research is relevant in terms of student feedback on such proposed actions. The investigation is justified by the importance of the debate on the theme of playfulness in professional education. The selected method is descriptive / exploratory, with applications, observations, interviews supported by open questions and surveys based on closed questions. The applied activities made it possible to capture post- event reports, which transcripts were analyzed in a qualitative and quantitative way. The research question is to identify whether the student in the technical education area understands the use of games and dramatizations in his learning process as relevant and motivating. The study sample focuses on young and adult students from technical courses in systems development, logistics and administration at the Center for Professional Technological Education (CEPT), such selections made for convenience. The results achieved demonstrate the intended identification, as well as the agreement with the studies of the referenced authors. In addition, the techniques used can serve as a basis for new studies and application models.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26936
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