Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26936
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGIORDANO, Carlos Vital-
dc.contributor.authorSIMÕES, Francis Akemi Nitto-
dc.contributor.otherBONINI, Luci Mendes de Melo-
dc.contributor.otherPRADOS, Rosália Maria Netto-
dc.date.accessioned2024-12-09T18:23:58Z-
dc.date.available2024-12-09T18:23:58Z-
dc.date.issued2020-06-19-
dc.identifier.citationSIMÕES, Francis Akemi Nitto. Jogos e dramatizações na promoção da ludicidade e da motivação na educação profissional. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26936-
dc.description.abstractA investigação objetiva suscitar reflexões sobre práticas educacionais com a promoção da ludicidade em atividades de dramatizações e jogos na educação profissional. A pesquisa se mostra relevante no que se refere ao feedback do discente sobre tais ações propostas. Justifica-se a averiguação pela importância do debate do tema ludicidade na área da educação profissional. A questão de pesquisa mira identificar se o discente da área do ensino técnico entende relevante e motivador a utilização de jogos e dramatizações no seu processo de aprendizagem. O método selecionado é o descritivo/ exploratório, com aplicações, observações, entrevistas suportadas por perguntas abertas e surveys baseadas em perguntas fechadas. As atividades aplicadas possibilitaram a captação de relatos pós-evento que transcritos foram analisados de forma qualitativa e quantitativa. A amostra de estudo se concentra nos estudantes jovens e adultos dos cursos técnicos de desenvolvimento de sistemas, logística e administração de Centro de Educação Profissional Tecnológica (CEPT), tais seleções realizadas por conveniência. Os resultados alcançados demonstram a identificação pretendida, bem como, a concordância com os estudos dos autores referenciados. Além disso, as técnicas utilizadas se prestam a servir de bases para novos estudos e modelos de aplicação.pt_BR
dc.description.abstractThe investigation deals with reflections on educational practices with the promotion of playfulness in activities of dramatizations and games in professional education. The research is relevant in terms of student feedback on such proposed actions. The investigation is justified by the importance of the debate on the theme of playfulness in professional education. The selected method is descriptive / exploratory, with applications, observations, interviews supported by open questions and surveys based on closed questions. The applied activities made it possible to capture post- event reports, which transcripts were analyzed in a qualitative and quantitative way. The research question is to identify whether the student in the technical education area understands the use of games and dramatizations in his learning process as relevant and motivating. The study sample focuses on young and adult students from technical courses in systems development, logistics and administration at the Center for Professional Technological Education (CEPT), such selections made for convenience. The results achieved demonstrate the intended identification, as well as the agreement with the studies of the referenced authors. In addition, the techniques used can serve as a basis for new studies and application models.pt_BR
dc.description.sponsorshipMestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissionalpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisapt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectEnsino profissional e técnicopt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.titleJogos e dramatizações na promoção da ludicidade e da motivação na educação profissionalpt_BR
dc.title.alternativeGames and role plays in promoting playfulness and motivation in professional educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dcterms.subjectEducaçao e trabalhopt_BR
dcterms.tableOfContentsGDEP - Linha de Pesquisa 2: Formação do Formador - Projeto de pesquisa: Práticas da Educação Profissional e Tecnológica e Educação Corporativapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UPEP_Jogosedramatizaçõesnapromoçãodaludicidade_FrancisAkemiNittoSimões_2020.pdf3.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.