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Title: O ensino técnico integrado ao médio (ETIM) e o processo de democratização escolar: uma análise das percepções de alunos a partir da teoria de Pierre Bourdieu.
Other Titles: The integrated technical dducation to the middle (ETIM) and the school democratization process: an analysis of students' perceptions based on Pierre Bourdieu's theory.
Authors: DE LUCCA, Deise Aparecida Lopes
Advisor: ALMEIDA, Ivanete Bellucci Pires de
Other contributor: RIBEIRO, Suzana Lopes Salgado
BATISTA, Sueli Soares dos Santos
AZEVEDO, Marília Macorin de
type of document: Dissertação
Keywords: Ensino médio
Issue Date: 15-Apr-2019
Publisher: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Citation: DE LUCCA, Deise Aparecida Lopes . O Ensino Técnico Integrado ao Médio (ETIM) e o Processo de Democratização Escolar: uma análise das percepções de alunos a partir da teoria de Pierre Bourdieu. 136 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2019
Abstract: A pesquisa se insere na importância da modalidade de Ensino Técnico Integrado ao Médio - ETIM, buscando compreender a escolha feita por esse ensino diante de outras opções. Em concordância com a teoria de Pierre Bourdieu, acredita-se que para além das diferenças individuais, a composição dos capitais econômico, cultural e social, modela as estratégias dos agentes dentro do sistema educativo. O objetivo geral da pesquisa é analisar o modo pelo qual o capital cultural e simbólico, proveniente da posição do indivíduo no espaço social, o predispõe à modalidade de ensino ETIM. Como objetivo específico, buscou-se perceber de que forma essa decisão se relaciona com sua visão sobre o trabalho e afeta projetos futuros. A primeira parte da pesquisa consiste na fundamentação teórica a partir de Pierre Bourdieu, da contextualização histórica da educação de nível médio, sua estrutura atual e a relação com a macroestrutura econômica. Na segunda etapa, pretendeu-se dar inteligibilidade à escolha do ETIM, por meio de uma pesquisa empírica realizada em duas etapas com jovens da Escola Técnica Camargo Aranha. Na primeira etapa, aplicou-se um questionário a 29 jovens identificando características gerais do grupo. A segunda, por meio de uma entrevista semiestruturada com 9 jovens pertencentes ao grupo, pretendeu-se analisar como a experiência familiar com a educação e o trabalho compõe um habitus que os predispõe a essa modalidade. Concluiu-se que a experiência dos pais e avós subsidia as escolhas tanto positivamente (na continuidade dessa experiência), como negativamente (na recusa de se reproduzir as mesmas condições vividas por eles). As narrativas sobre qualificação e empregabilidade corroboram para a escolha do ETIM. Como contribuição, a pesquisa destaca a importância de que se almeje ampliar a compreensão do ETIM para além da empregabilidade e fortalecer o conhecimento sobre estratégias escolares e profissionais junto aos jovens e suas famílias. Quanto ao posicionamento do ETIM no processo de democratização escolar, é preciso multiplicar as chances de acesso às profissões desejadas, à longevidade escolar, bem como, ampliar sua própria oferta.
The research is inserted in the importance of the Integrated Technical Education modality to the Medium - ETIM, trying to understand the choice made by this teaching in front of the different options. In agreement with Pierre Bourdieu's theory, it is believed that in addition to individual differences, the composition of economic, cultural and social capital shapes the agents' strategies within the educational system. The general objective of the research is to analyze the way in which cultural and symbolic capital, coming from the position of the individual in the social space, predisposes to the modality of teaching ETIM. As a specific objective, we sought to understand how this decision relates to its vision about the work and affects future projects. The first part of the research consists of the theoretical foundation from Pierre Bourdieu, the historical contextualization of secondary education, its current structure and the relationship with the economic macro-structure. In the second stage, it was intended to give intelligibility to the choice of the ETIM, through an empirical research carried out in two stages with young people of Escola Técnica Camargo Aranha. In the first stage, a questionnaire was applied to 29 young people identifying general characteristics of the group. The second, through a semi- structured interview with 9 young people belonging to the group, sought to analyze how the family experience with education and work composes a habitus that predisposes them to this modality. It was concluded that the experience of parents and grandparents subsidizes the choices both positively (in the continuity of this experience) and negatively (in refusing to reproduce the same conditions experienced by them). The narratives on qualification and employability corroborate the choice of the ETIM. As a contribution, the research highlights the importance of seeking to broaden the understanding of ETIM beyond employability and to strengthen knowledge about school and professional strategies among young people and their families. As for the position of the ETIM in the process of school democratization, it is necessary to multiply the chances of access to the desired professions, to school longevity, as well as to expand its own offer.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26930
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