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Title: O saber tecnológico nas relações entre juventude, educação e trabalho
Other Titles: The technological know-how within the relation among young people, education and labor
Authors: SILVA, Denis Cleuder Da
Advisor: FREIRE, Emerson
BATISTA, Sueli Soares dos Santos
Other contributor: MARTINS, Teresa Helena Buscato
LANGHI, Celi
type of document: Dissertação
Keywords: Ensino profissional e técnico;Capital humano;Sucesso profissional
Issue Date: 15-Jul-2020
Publisher: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Citation: SILVA, Denis Cleuder da. O saber tecnológico nas relações entre juventude, educação e trabalho. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020.
Abstract: A pesquisa teve como motivação a necessidade de se investigar o saber tecnológico como um novo tipo de capital, a partir da abordagem da Teoria de Capital Cultural nas articulações entre a juventude e a educação profissional de nível técnico, com foco no trabalho. Diante dessa demanda, o trabalho analisa a influência da Teoria do Capital Humano sobre modelo de ensino profissional praticado desde a publicação da Lei de Diretrizes e Bases, de 1996. Coadunando essas duas abordagens, a pesquisa apresenta uma análise, por meio de revisão bibliográfica e por pesquisa documental realizada nos planos de cursos, projeto político pedagógico e em veículos de comunicação especializados em gestão empresarial e em gestão de capital humano, sobre as narrativas direcionadas à juventude, em específico aos sujeitos pertencentes às gerações nascidas após o advento da internet e, portanto, supostamente mais envolvidos com as tecnologias digitais. Por meio dessa análise observa-se o estímulo à uma concepção de formação instanciada no saber tecnológico, legitimado como único caminho para se alcançar o sucesso profissional. A educação profissional, por sua vez, reproduz esse discurso por meio da inclusão de competências e de habilidades requeridas pelo mercado de trabalho, não apenas em seus planos de curso, mas também nos projetos desenvolvidos pelas escolas técnicas, buscando, desse modo, um alinhamento com as imposições do mercado de trabalho. Como resultado, o trabalho apresenta reflexões acerca do distanciamento existente entre a educação praticada no Ensino Técnico e as demandas do sistema produtivo. Esse contexto se apresenta de maneira favorável ao desenvolvimento do saber tecnológico do aluno e a uma consequente supervalorização dessa competência, que, aqui, será centralmente tratada como um novo capital cultural.
The research was motivated the need to investigate the technological know-how as a new type of capital, from the approach of the Cultural Capital Theory in the joints between the youth and the technical level of professional education, focusing on the job. In view of this demand, the paper analyzes the influence of the Human Capital Theory on the model of professional education practiced since the publication of the Law of Guidelines and Basis, of 1996. In line with these two approaches, the research presents an analysis, through bibliographic review and documentary research carried out in the course plans, pedagogical political project and in specialized media in business management and human capital management, on the narratives directed to the youth, specifically to subjects belonging to generations born after the advent of the internet and, therefore, supposedly more involved with digital technologies. Through this analysis, we can stimulate a conception of training based on technological knowledge, legitimized as the only way to achieve professional success. Professional education, in turn, reproduces this discourse through the inclusion of competencies and skills required by the job market, not only in its course plans, but also in the projects developed by technical schools, seeking, in this way, an alignment labor market imposition. As a result, the work presents reflections on the gap between the education practiced in Technical Education and the demands of the productive system. This context presents itself in a favorable way to the development of the student's technological knowledge and to a consequent overvaluation of this competence, which, here, will be centrally treated as a new cultural capital.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26924
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