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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26914
Título: | Coordenadores de curso no ensino médio e técnico: a formação dos profissionais nas escolas técnicas estaduais de São Paulo |
Título(s) alternativo(s): | Vocational education and training coordinators: the qualification and training of professionals in state technical schools in São Paulo, Brazil |
Autor(es): | SILVA, Cristiano Pereira da |
Orientador(es): | CONSTANTINO, Paulo Roberto Prado |
Outro(s) contribuidor(es): | SOUSA, Sidinei de Oliveira AZEVEDO, Marília Macorin de |
Tipo documental: | Dissertação |
Palavras-chave: | Ensino profissional e técnico;Formação continuada de professor |
Data do documento: | 23-Abr-2021 |
Editor: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Referência Bibliográfica: | SILVA, Cristiano Pereira. Coordenadores de curso no ensino médio e técnico: a formação dos profissionais nas escolas técnicas estaduais de São Paulo. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2021. |
Resumo: | A pesquisa pretende delinear a formação dos coordenadores de cursos de ensino médio e técnico nas Escolas Técnicas Estaduais [Etec] de São Paulo, ao explorar aspectos relacionados à trajetória histórica e formação inicial e continuada dos profissionais, no âmbito de um sistema público de educação profissional, o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza [CEETEPS ou Centro Paula Souza]. Por meio de uma pesquisa documental e de campo do tipo survey, de abordagem qualitativa, realizada entre 128 coordenadores de curso de 75 Etecs distribuídas pelo Estado, foi desenvolvida no âmbito do Grupo de Pesquisa ‘Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional’ e alinhada ao projeto “Atores da Educação Profissional e Tecnológica”, do qual participa o Grupo “Gestão, Administração e Cultura da Educação Profissional e Tecnológica – GEACEP”; que visa compor um mosaico dos aspectos educacionais e gestionários das equipes pedagógicas de escolas técnicas e faculdades de tecnologia públicas ligadas ao Centro Paula Souza e demais instituições educacionais. Insere- se na possibilidade de expansão de uma literatura ainda incipiente sobre a coordenação de cursos na educação profissional, apontando resultados sobre a formação e inserção destes sujeitos, desvelando lacunas existentes, oportunidades de formação pouco exploradas, a constituição do grupo de profissionais enfocado. Estes resultados, em relação à formação dos coordenadores de curso, destacaram a necessidade de alinhamento da formação inicial e continuada aos temas relacionados à gestão de legislação e da informação, aspectos pedagógicos e gestionários das unidades escolares. Quanto à sua inserção, apontou-se a imperativa dotação e distribuição de carga horária suficiente para um melhor desempenho de suas atividades, bem como a importância dos incentivos variados ao desenvolvimento da atividade de coordenação. Em perspectiva, este ator emergiu como imprescindível para os processos e os resultados das escolas técnicas estaduais, desde seu primeiro reconhecimento histórico em 1988 e, posteriormente, acompanhando os movimentos de forte expansão institucional no início do século XXI. The research intends to outline the training of the coordinators of vocational education courses in the State Technical Schools [Etec] of São Paulo, by exploring aspects related to the historical trajectory and initial and lifelong training, within the scope of a public education system [CEETEPS or Centro Paula Souza]. Through a documentary and field qualitative research of the survey type, carried out among 128 course coordinators of 75 Etecs, it was developed within the scope of the Research Group 'Management, Evaluation and Organization of Vocational Education' and aligned with the project “Actors of Vocational Education”, in reaserach group GEACEP; which aims to compose a mosaic of the educational and managerial aspects of the pedagogical teams linked to the Paula Souza Center and other institutions. It is inserted in the possibility of expanding a still incipient literature on the coordination of courses in vocational education, pointing out results on the training and insertion of these subjects, unveiling existing gaps, little explored training opportunities, the constitution of the focused group. These results, in relation to the training of course coordinators, highlighted the need for alignment of initial and lifelong training to topics related to legislation and information management, pedagogical and managerial aspects of schools. As for its insertion, it was pointed out the imperative allocation and distribution of sufficient hours for a better performance of its activities, as well as the importance of the varied incentives for the development of the coordination activity. In perspective, this actor has emerged as essential for the processes and results of state technical schools, since his first historical recognition in 1988 and, subsequently, following the movements of strong institutional expansion in the beginning of the 21st century. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26914 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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