Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26913
Title: Cursos da educação profissional técnica de nível médio
Other Titles: Middle level technical professional education courses
Authors: KUBILIUS, Claudio
Advisor: KANAANE, Roberto
Other contributor: KENCHIAN, Garabed
GIORDANO, Carlos Vital
type of document: Dissertação
Keywords: Evasão escolar;Ensino profissional e técnico;Instituições de ensino
Issue Date: 18-May-2021
Publisher: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Citation: KUBILIUS, Claudio. Cursos da educação profissional técnica de nível médio. 152 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2021.
Abstract: O presente trabalho teve por objetivo identificar e analisar os índices de permanência nos cursos técnicos de nível médio, bem como, caracterizar as causas internas e externas à instituição, vinculadas a permanência escolar, pretendendo identificar possíveis estratégias de ação que possibilitem maximizar a permanência e êxito dos alunos que frequentam os cursos técnicos. Atualmente, constata-se um número acentuado de alunos evadidos nas escolas técnicas que oferecem cursos técnicos. Os índices elevados de evasão têm consequências graves, como o fechamento de cursos, deixando de proporcionar formação profissional, notadamente para o público que não tem condições de seguir seus estudos no nível superior. Pode-se afirmar que a permanência e evasão escolar são temas atuais e que tem levado a reflexão dos profissionais na área de educação e nas instituições de ensino. Entretanto, através da pesquisa e leitura sobre os referidos temas em teses, artigos e textos, nota-se que grande parte dos estudos estão dirigidos à evasão escolar do ensino fundamental e médio, com poucas pesquisas voltadas ao ensino técnico. Esta dissertação adota o estudo quantitativo, exploratório e descritivo, que tem como finalidade analisar documentos referentes a desistência dos alunos, através de estudo de caso em uma escola que oferta cursos técnicos. Foram intencionalmente selecionados os cursos técnicos subsequentes e concomitantes ao ensino médio de uma escola técnica nos anos de 2017, 2018 e 2019, visando identificar os cursos com baixos índices de permanência. Neste sentido, serão destacados os cursos com índices de permanência insatisfatórios, cursos esses que necessitam de ações que elevem esses índices a uma condição satisfatória. Quanto aos motivos que levam os alunos a interromper seus estudos, foram utilizadas as informações existentes na secretaria de uma escola técnica. O estudo buscou ouvir a comunidade acadêmica da unidade escolar (professores, coordenadores, direção e alunos), via questionário on-line, para melhor fundamentar o estudo dos motivos que levam o aluno a interromper seus estudos. Foi adotada a amostra não probabilística e intencional, por acessibilidade do pesquisador. As informações obtidas na pesquisa foram tabuladas e os dados obtidos, analisados com estatística paramétrica e não paramétrica. Com este estudo, pretende-se obter informações quanto as causas que levam os alunos a abandonar seus estudos e ao mesmo tempo propor ações que os levem a permanecer em seus estudos até a sua conclusão. Para atingir esse propósito, elaborou-se um Guia de procedimentos relacionado às causas da evasão onde foram apresentadas sugestões de ações que propiciem a permanência e êxito dos alunos nos cursos técnicos.
The objective of this study was to identify and analyze the rates of permanence in secondary-level technical courses, as well as to characterize the internal and external causes of the institution, linked to school permanence, intending to identify possible action strategies that allow to maximize permanence and success. of students who attend technical courses. Currently, there is an accentuated number of students who have dropped out of technical schools that offer technical courses. The high dropout rates have serious consequences, such as the closing of courses, failing to provide professional training, especially for the public who are unable to continue their studies at a higher level. It can be said that school permanence and dropout are current issues and have led to reflection by professionals in the field of education and teaching institutions. However, through research and reading on these themes in theses, articles, and texts, it is noted that most studies are directed at school dropout from primary and secondary education, with little research focused on technical education. This dissertation adopts the quantitative, exploratory, and descriptive study, which aims to analyze documents related to student dropouts, through a case study in a school that offers technical courses. Technical courses after and concomitant with high school education at a technical school in 2017, 2018 and 2019 were intentionally selected, to identify courses with low rates of permanence. In this sense, courses with unsatisfactory permanence rates will be highlighted, courses that need actions that raise these rates to a satisfactory condition. As because lead students to interrupt their studies, the information available in the secretariat of a technical school was used. The study sought to listen to the academic community of the school unit (teachers, coordinators, directors, and students), via an online questionnaire, to better support the study of the reasons that lead students to interrupt their studies. A non-probabilistic and intentional sample was adopted, due to the researcher's accessibility. The information obtained in the survey was tabulated and the data obtained analyzed with parametric and non-parametric statistics. With this study, it is intended to obtain information about the causes that lead students to abandon their studies and, at the same time, propose actions that lead them to remain in their studies until its conclusion. To achieve this purpose, a Procedures Guide related to the causes of dropouts was prepared, where suggestions for actions that favor the permanence and success of students in technical courses were presented.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26913
Appears in Collections:Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UPEP_Cursosdaeducaçãoprofissionaltécnicadenívelmédio_ClaudioKubilius_2021.pdf4.67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.