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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26884
Título: | Educação profissional: contribuição das práticas educacionais para a empregabilidade |
Título(s) alternativo(s): | Professional education: contribution of educational practices to employability |
Autor(es): | CARVALHO, Flavio Lourenço de |
Orientador(es): | GIORDANO, Carlos Vital |
Outro(s) contribuidor(es): | CALDEIRA, Adilson KANAANE, Roberto |
Tipo documental: | Dissertação |
Palavras-chave: | Trabalho;Emprego |
Data do documento: | 6-Jun-2020 |
Editor: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Referência Bibliográfica: | CARVALHO, Flavio Lourenço de. Educação profissional: contribuição das práticas educacionais para a empregabilidade. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020 |
Resumo: | Em um contexto socioeconômico altamente competitivo e em constante transformação, ter uma boa empregabilidade é um requisito fundamental para o mundo de trabalho. Diante disso, este estudo foi realizado com o objetivo de analisar de que forma as práticas educacionais aplicadas ao desenvolvimento das competências de empregabilidade atendem à demanda socioeconômica local. A investigação de caráter descritivo, exploratório e correlacional, com abordagens qualitativa e quantitativa, elaborada em duas fases sequenciais: a primeira explora qualitativamente as competências requeridas do técnico em administração, coletando dados, por meio de entrevista semiestruturada, junto aos gestores ou profissionais de recursos humanos das empresas da região da cidade alvo. Os resultados da primeira fase embasaram a segunda fase, que descreveu o processo da prática educacional dos docentes do curso alvo da instituição de ensino local, isso por meio de questionário e análises documentais. Os dados coletados, tratados e analisados estatisticamente, com a utilização dos programas IBM SPSS, MS Access e MS Excel, apresentados por meio de tabelas, quadros e gráficos, descrevendo e correlacionando os resultados das pesquisas documentais e das entrevistas. Considera-se que não há significativos indícios de relações entre a empregabilidade, diretrizes e as práticas adotadas, como resultados do modelo de análise proposto. In a highly competitive and constantly changing socioeconomic context, having a good employability is a fundamental requirement for the world of work. In view of this, this study was realized with the aim of analyze how the educational practices applied to the development of employability skills find local socio-economic demand. The research presents a descriptive, exploratory and correlational character, with qualitative and quantitative approaches elaborated in two sequential phases: the first qualitatively explores the required skills of the technician in administration, collecting data, through semi-structured interviews, together with managers or human resources professionals of companies in the target city. The results of the first phase support the second phase, which describes the process of educational practice of the teachers of the target course of the local educational institution, this through questionnaire and documentary analysis. Data collected, processed and statistically analyzed, using IBM SPSS, MS Access e MS Excel, softwares, presented through tables, tables and graphs, describes and correlates the results of documentary research, and interviews. There are considered to be no significant evidences of relationships between employability, guidelines and the practices adopted. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26884 |
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