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Título: Educação profissional e tecnológica: inclusão do egresso no mercado de trabalho
Título(s) alternativo(s): Vocational and technological education: inclusion of the graduate in the labor market
Autor(es): SOUZA, Cristina Aparecida de
Orientador(es): FERNANDEZ, Senira Anie Ferraz
Outro(s) contribuidor(es): MANÃS, Antonio Vico
GIORDANO, Carlos Vital
Tipo documental: Dissertação
Palavras-chave: Ensino profissional e técnico;Mercado de trabalho
Data do documento: 6-Jun-2020
Editor: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Referência Bibliográfica: SOUZA, Cristina Aparecida de. Educação profissional e tecnológica: inclusão do egresso no mercado de trabalho. 128 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020
Resumo: O interesse da sociedade se eleva pela Educação Profissional e Tecnológica – EPT, e seu valor no mercado de trabalho se intensifica. Em 2019 a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica completou 110 anos, porém o egresso Tecnólogo continua aguardando a regulamentação de sua profissão, tendo como guia apenas o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia – CNCST. O presente trabalho objetiva, por meio da exploração teórica da Educação Profissional e levantamento de dados empíricos, examinar a inclusão efetiva do egresso Tecnólogo dos cursos analisados no mercado de trabalho. Em vista disso, surge a questão de pesquisa: O egresso dos cursos de Educação Profissional e Tecnológica selecionados apresenta condições favoráveis de inserção no mercado de trabalho? A hipótese foi de que a inserção do egresso Tecnólogo no mercado está abaixo do seu potencial pretendido. Como metodologia utilizou-se questionário aplicado aos egressos de três cursos tecnológicos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Logística e Gestão Empresarial de Instituição de Ensino Superior. O enfoque da pesquisa foi misto, com alcance descritivo, exploratório e correlacional. A amostragem não probabilística contou com população de 947 egressos. Para o tratamento dos dados utilizaram-se análises textuais e análises de dados, com auxílio dos aplicativos MS Excel®, MS Access® e IBM SPSS®. Considera-se que os cursos tecnológicos pesquisados mostram condições favoráveis para a inserção durante e após a sua conclusão, influenciando afirmativamente na empregabilidade do Tecnólogo.
The interest of society in Vocational and Technological Education rises, and its value in the labor market intensifies. In 2019 the Federal Network of Vocational and Technological Education completed 110 years, but the Technologist graduate continues to await the regulation of his profession, having as a guide only the National Catalogue of Higher Technology Courses - CNCST. The present work aims, through the theoretical exploration of Vocational Education and empirical data collection, to examine the effective inclusion of the college graduate of the courses analyzed in the labor market. In view of this, the research question arises: Does the college graduate of the selected Vocational and Technological Education courses present favorable conditions for insertion in the labor market? The hypothesis was that the insertion of the graduate in the market is below its intended potential. As a methodology, a questionnaire applied to graduates of three technological courses, Systems Analysis and Development, Logistics and Business Management of a Higher Education Institution was used. The focus of the research was mixed, with descriptive, exploratory and correlational reach. The non-probabilistic sampling had a population of 947 graduates. For data processing, textual analysis and data analysis were used, with the help of MS Excel®, MS Access® and IBM SPSS® applications. It is considered that the technological courses studied show favorable conditions for insertion during and after its completion, affirmatively influencing in the employability of the Technologist.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26880
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