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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26864
Título: | Gestão, avaliação e organização da extensão: estudo de caso em uma instituição pública de educação profissional e tecnológica. |
Título(s) alternativo(s): | Extension management, evaluation and organization: case study in a professional and technological education public institution |
Autor(es): | FOLIGNO, Adriane Zangiacomo |
Orientador(es): | MACHADO, Michel Mott |
Outro(s) contribuidor(es): | FLORES, Adolfo Ignacio Calderón AZEVEDO, Marília Macorin de |
Tipo documental: | Dissertação |
Palavras-chave: | Avaliação da aprendizagem;Ensino profissional e técnico |
Data do documento: | 31-Mar-2022 |
Editor: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Referência Bibliográfica: | FOLIGNO, Adriane Zangiacomo. Gestão, avaliação e organização da extensão: estudo de caso em uma instituição pública de educação profissional e tecnológica. 189 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2022. |
Resumo: | Esta investigação, desenvolvida no âmbito do Grupo de pesquisa Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional e Tecnológica, dentro da Linha de Pesquisa Políticas, Gestão e Avaliação, aborda a avaliação da extensão em uma instituição ofertante de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Tem por objetivo propor um modelo de instrumento de avaliação da extensão com indicadores de desempenho fundamentais que forneçam informações consolidadas às esferas superiores de gestão na organização em foco. A questão que guiou a pesquisa foi: Quais indicadores de desempenho podem ser utilizados nas práticas de avaliação da extensão, a fim de fornecer informações consolidadas às esferas superiores na organização em foco? O estudo justifica-se pela necessidade de abordar a gestão da extensão, com foco na avaliação em uma instituição de EPT. O referencial teórico foi construído com o intuito de evidenciar a articulação entre extensão e educação profissional, e demonstrar a importância da avaliação desse tema. De abordagem qualitativa e função aplicada, a pesquisa tem como metodologia o estudo de caso, que trata da descrição detalhada de um objeto real, qual seja, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. A partir da realização de pesquisa bibliográfica e documental, constatou- se que a instituição foco da pesquisa possui a extensão institucionalizada, porém mostra lacunas quanto à sua avaliação. Como resultado da pesquisa, tem-se a proposição de 46 indicadores para a avaliação da extensão, organizados em dois modelos de formulários para coleta das informações. This research, developed with the Management, Evaluation and Organization of Professional and Technological Education research group, within the Policy, Management and Evaluation Research Line, discuss the evaluation of extension in a Professional and Technological Education (EPT) institution. It aims to propose a model of an extension evaluation tool with fundamental performance indicators that can provide consolidated information to the higher organizational levels of the focused institution. The question that guided the research was: What performance indicators can be used in the extension evaluation practices, in order to provide consolidated information to higher levels in the focused organization? The study is justified by the need to discuss the extension management, focusing on its evaluation in an EPT institution. The theoretical framework was built with the aim of highlighting the articulation between extension and professional education, as well as demonstrating the importance of evaluating this theme. With a qualitative approach and applied function, the research's methodology is the study case, which deals with the detailed description of a real object, namely, the Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo. From the bibliographic and documental research, it was detected that the focal institution on the research has an institutionalized extension policy, but it shows gaps in terms of its evaluation. As a result of the research, 46 indicators are proposed for the evaluation of the extension, organized in two forms developed to collect the information. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26864 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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