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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26861
Título: | Tecnoestética e formações profissionais no âmbito do design |
Título(s) alternativo(s): | Technoesthetics and professional qualification in design |
Autor(es): | CARRARO JUNIOR, Hamilton |
Orientador(es): | FREIRE, Emerson |
Outro(s) contribuidor(es): | HENRIQUES, Fernanda BATISTA, Sueli Soares dos Santos |
Tipo documental: | Dissertação |
Palavras-chave: | Educação;Trabalho;Estética;Design |
Data do documento: | 1-Jun-2022 |
Editor: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Referência Bibliográfica: | CARRARO JUNIOR, Hamilton. Tecnoestética e formações profissionais no âmbito do design. 177 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2022. |
Resumo: | A área do conhecimento denominada design congrega profissionais de diversas especialidades que são impelidos a desenvolver produtos e soluções que, em geral, comportam aspectos técnicos e estéticos de maneira indissociável. Essa exigência traz dificuldades no plano da formação, uma vez que esta é geralmente direcionada por fragmentação disciplinar. Gilbert Simondon, filósofo francês, cunhou um termo para designar uma abordagem que considere esses dois aspectos, técnicos e estéticos, de modo conjunto, não como soma, mas como potência que provém da relação, à qual denominou tecnoestética. A questão que se coloca nesta pesquisa é: Quais aspectos implícitos e explícitos da concepção de tecnoestética se configuram na atividade do design na formação profissional durante o processo de elaboração de projetos? O objetivo geral é identificar a relação entre técnica e estética em cursos de formação profissional de áreas do conhecimento cujas habilidades e competências possam ser admitidas em uma perspectiva tecnoestética. Mais especificamente, objetivou-se explorar os conceitos e definições dos principais termos relacionados à área de conhecimento (design) e aos agentes desta área (designers); discutir questões relacionadas à formação profissional, a partir de perspectivas teórico-epistemológicas pertinentes às conexões entre técnica e estética e que permeiam áreas do conhecimento agregadas sob a denominação de design; relacionar a fundamentação teórico-epistemológica com a documentação legal aplicável aos cursos nessa área; apresentar as potencialidades de uma abordagem tecnoestética para estudos nessa área; e identificar, por meio de estudo empírico, as interconexões implícitas e explícitas entre técnica e estética durante o processo de elaboração de projetos nessa área do conhecimento. Como procedimentos metodológicos da pesquisa foram realizados estudo exploratório com abordagem qualitativa (a partir de estudo bibliográfico), análise documental e pesquisa-ação. Discutiram-se questões relacionadas à formação profissional e tecnológica, a partir de perspectivas teórico-epistemológicas pertinentes às conexões entre técnica e estética e que permeiam essa área. A fundamentação foi cotejada com a análise documental da legislação aplicável aos cursos cujas habilidades em design estão previstas em diversas intensidades, tais como engenharia, edificações, arquitetura, design de produtos e artes visuais. A pesquisa foi realizada na área de concentração Gestão e Trabalho, na linha de pesquisa Concepções e Políticas da Educação Profissional e Tecnológica. O produto desta pesquisa é um documento que pode servir como referência e fundamentação para a criação de espaços de estudos e construção de concepções sobre as interconexões dos conhecimentos necessários para as atividades de design, no âmbito das formações profissionais em seus diversos níveis, fornecendo subsídios para o desenvolvimento de currículos, políticas e recomendações para novos direcionamentos dos referidos cursos a partir de uma abordagem tecnoestética que admita um trânsito elíptico entre os saberes nas diversas formações e que considere todas as nuances da atuação profissional em design. The area of knowledge called design brings together professionals from different specialties who are impelled to develop products and solutions that, in general, have technical and esthetic aspects inseparable. This requirement brings difficulties in qualification since it is generally driven by disciplinary fragmentation. Gilbert Simondon, a French philosopher, coined a term to designate an approach that considers these two aspects, technical and aesthetic, together, not as a sum, but as a power that comes from the relationship, which he called technoesthetics. The question that arises in this research is: What implicit and explicit aspects of the technoesthetics concept are configured in the design activity in professional qualification during the project elaboration process? The general objective is to identify the relationship between technique and aesthetics in professional training courses in areas of knowledge whose skills and competencies can be admitted from a technoesthetic perspective. More specifically, the objective was to explore the concepts and definitions of the main terms related to the area of knowledge (design) and the agents of this area (designers); discuss issues related to professional training, from theoretical-epistemological perspectives relevant to the connections between technique and aesthetics, and which permeate areas of knowledge aggregated under the name of design; relate the theoretical-epistemological foundation with the legal documentation applicable to courses in this area; present the potential of a technoesthetic approach for studies in this area; and identify, through an empirical study, the implicit and explicit interconnections between technique and esthetics during the process of designing projects in this area of knowledge. As methodological procedures of the research, an exploratory study was carried out with a qualitative approach (from a bibliographic study), document analysis, and action research. Issues related to professional and technological qualifications were discussed, from theoretical-epistemological perspectives relevant to the connections between technique and esthetics that permeate this area. The reasoning was compared with the documentary analysis of the legislation applicable to courses whose design skills are provided for in different intensities, such as engineering, buildings, architecture, product design, and visual arts. The research was carried out in the area of Management and Work concentration, in the line of research Conceptions and Policies of Vocational and Technological Education. The product of this research is a document that can serve as a reference and foundation for the creation of spaces for studies and the construction of conceptions about the interconnections of the knowledge necessary for design activities, within the scope of professional qualification at its various levels, providing subsidies for the development of curricula, policies, and recommendations for new directions of the referred courses from a technoesthetic approach that admits an elliptical transit between the knowledge in the different formations and that considers all the nuances of the professional performance in design. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26861 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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