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Title: Coordenação pedagógica na educação profissional: um estudo sobre sua atuação nas escolas técnicas estaduais de São Paulo
Other Titles: School coordinator at the vocacional education: an essay about their practice at the São Paulo’s state techincal schools
Authors: PAULA E SILVA, João Lourenço de
Advisor: CONSTANTINO, Paulo Roberto Prado
Other contributor: HENRIQUES, Susana Alexandra Frutuoso
AZEVEDO, Marília Macorin de
type of document: Dissertação
Keywords: Educação;Ensino profissional e técnico
Issue Date: 20-Mar-2023
Publisher: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Citation: PAULA E SILVA, João Lourenço de. Coordenação pedagógica na educação profissional: um estudo sobre sua atuação nas Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo. 86f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). São Paulo: Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, 2023.
Abstract: A presente pesquisa tem como objetivo central caracterizar a função da Coordenação Pedagógica no âmbito da educação profissional, em particular aquela exercida nas Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo ligadas ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, quanto à sua atuação. Dentro de uma estrutura de gestão escolar, a Coordenação Pedagógica presta suporte e assistência ao trabalho docente, articulando princípios, propostas e recursos para a consecução das atividades educacionais. No âmbito da educação propedêutica estadual, a presença da coordenação pedagógica alcança todas as escolas vinculadas à Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. No entanto, a função não abrange todos os sistemas de educação profissional no Estado e no país, e os estudos sobre tal recorte são ainda incipientes, formados principalmente por estudos de caso. Esta investigação, fundamentada nas definições de Libâneo (2018) e Sander (2007) sobre a natureza do trabalho gestionário, se divide em duas etapas. A primeira é qualitativa, de alcance exploratório, do tipo aproximativo sobre o fenômeno a ser estudado, e emprega uma coleta do tipo documental. A segunda é quali- quantitativa, de alcance descritivo, e emprega uma coleta de dados baseada em pesquisa do tipo survey, aplicada a partir de formulários online, ofertada a todos os profissionais que atuavam na função em 2022, nas 223 escolas técnicas estaduais. O perfil é derivado de estudos realizados na Linha de Pesquisa ‘Políticas, Gestão e Avaliação’, alinhado ao projeto ‘Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional’ da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do CEETEPS e ao subprojeto ‘Atores da Educação Profissional e Tecnológica’, desenvolvido junto ao grupo cadastrado no diretório CNPq ‘Gestão, Administração e Cultura da Educação Profissional e Tecnológica – GEACEP’; que aborda aspectos educacionais, políticos e gestionários presentes em instituições da EPT. Como resultado, identificamos que a coordenação pedagógica exerce, na educação profissional, papel equivalente àquele operado na educação propedêutica, em que todas as atribuições institucionais, bem como as atividades cotidianas praticados no CEETEPS são análogos aos adotados pelas Escolas da Secretaria Estadual de Educação, e respaldados em literatura especializada, mas com diferenças substanciais no modelo de projeto político-pedagógico praticado, em relação ao que é descrito por Libâneo. Analisando o perfil gestionário na atuação de coordenação pedagógica no CEETEPS, notamos a constância das dimensões de caráter instrumental (SANDER, 2007) – eficiência econômica e eficácia pedagógica – tanto na proposição institucional, quanto na prática cotidiana das escolas, com obstáculos para perfazer o caráter substantivo (SANDER, 2007) da educação profissional. O apoio institucional às ações de formação continuada de docentes e dos coordenadores pedagógicos, e uma estruturação do projeto político-pedagógico seriam etapas necessárias para tornar as atuações destes profissionais cada vez mais relevantes à comunidade escolar e à sociedade como um todo. Como produtos deste estudo, reuniremos os principais tópicos e achados em atividades de extensão aos coordenadores pedagógicos, além de publicações e comunicações em eventos científicos, a fim de contribuir com o avanço dos estudos na área.
This research goal to describe the role of School Coordination at vocational education, notably at the State Technical Schools of São Paulo of ‘Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza’, regarding its performance. Within a school management structure, the School Coordinator provides support and assistance to teaching work, articulating principles, proposals, and resources for the achievement of educational activities. Regarding the elementary education, the presence of pedagogical coordinator reaches all the State Department of Education schools. However, the role does not cover all vocational education systems, and studies on such topic are still incipient, mainly formed from case studies. This research, based on the definitions of Libâneo (2018) and Sander (2007), is composed of two parts. The first is qualitative, exploratory in scope, upon documentary research. The second is quali and quantitative based, descriptive in scope, upon a survey data collection, applied from online forms, offered to every teacher fulfilling such task in 2022, in all 223 state technical schools. The investigation profile derives from studies carried out in the 'Policies, Management and Evaluation' research line, aligned with the 'Management, Evaluation and Organization of Professional Education' project of the CEETEPS postgraduate Studies, Extension and Research Unit, and the 'Actors of Vocational and Technological Education' subproject, developed in collaboration with the 'Management, Administration and Culture of Vocational and Technological Education - GEACEP' group, registered in the CNPq directory; that addresses educational, political and management aspects founded in vocational education institutions. As a result, we identified that school coordination plays equivalent role in vocational education and in elementary education, in which institutional tasks, as well as the daily activities practiced in CEETEPS are similar to those applied at the State Department of Education, based on specialized literature, but with important distinctions at the political-pedagogical project model, as described by Libâneo. Concerning the management profile of school coordination at the CEETEPS, we noticed the constancy of the instrumental dimensions (SANDER, 2007) – economic efficiency and pedagogical effectiveness – both in the institutional proposition and in the daily practice of schools, showing significant obstacles to reach out the substantive character of vocational education. Institutional support for lifelong training for teachers and school coordinators, and the proposals of a political-pedagogical project structure are necessary steps to make its professionals’ actions increasingly relevant to the school community and the whole society. As products, we submit an in-service training for coordinators, as well as publications and communications in scientific events, in order to contribute to the studies in the area, which proved to be lacking in records.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26849
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