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Título: Avaliação de impacto da curricularização da extensão: proposta para uma instituição federal de educação profissional e tecnológica
Título(s) alternativo(s): Impact evaluation of curricularization of extension: proposal for a federal institution of professional and technological education
Autor(es): CUNHA, Dyane Guedes
Orientador(es): MACHADO, Michel Mott
Outro(s) contribuidor(es): BIZERRIL, Marcelo Ximenes Aguiar
AZEVEDO, Marília Macorin de
Tipo documental: Dissertação
Palavras-chave: Currículo;Ensino profissional e técnico
Data do documento: 27-Mar-2023
Editor: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Referência Bibliográfica: CUNHA, Dyane Guedes. Avaliação de impacto da curricularização da extensão: proposta para uma instituição federal de educação profissional e tecnológica. 101 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2023.
Resumo: O estudo desenvolvido no âmbito do grupo de pesquisa Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional e Tecnológica, dentro da linha de pesquisa Políticas, Gestão e Avaliação, teve por objetivo elaborar proposta de monitoramento e avaliação de impacto da curricularização da extensão em uma instituição federal dedicada a Educação Profissional e Tecnológica. A questão que orientou a investigação foi a seguinte: “Quais indicadores relacionados à curricularização da extensão podem ser utilizados para avaliar o impacto de sua realização e fornecer informações para análise por parte da gestão institucional?”. Para tal, realizou-se uma investigação de natureza qualitativa, baseada em pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, bem como a adoção de procedimentos a partir da aplicação do caminho metodológico da Teoria da Mudança. Partindo da literatura sobre extensão, curricularização da extensão e avaliação, o estudo buscou apresentar resultados e indicadores relacionados aos principais atores da extensão: estudantes, instituição de ensino superior e sociedade. Como resultado da pesquisa, para cada ator da extensão e suas respectivas dimensões, foram gerados resultados de longo prazo esperados (impactos), assim como de curto e médio prazos e seus indicadores. Em termos teóricos, este estudo contribui para ampliar a reflexão sobre a curricularização da extensão, principalmente em instituições de ensino brasileiras que se dedicam à Educação Profissional e Tecnológica. Em relação à prática de gestão, buscou-se contribuir ao aprimoramento do processo de curricularização da extensão na instituição de ensino ora em foco, bem como em instituições congêneres.
The study developed within the research group Management, Evaluation and Organization of Vocational and Technological Education, within the research line Policies, Management and Evaluation, had the objective of elaborating a proposal for monitoring and evaluating the impact of the curricularization of extension in a Brazilian federal institution dedicated to Professional and Technological Education. The question that guided the investigation was: “Which indicators related to the curricularization of the extension can be used to evaluate the impact of its realization and provide information for analysis by the institutional management?”. To this purpose, a qualitative investigation was carried out, based on exploratory, bibliographic, and documentary research, and carried out procedures based on the application of the methodological path provided by the Theory of Change. Based on the literature on extension, extension curricularization and evaluation, the study sought to present results and indicators related to the main extension actors: students, higher education institution and society. As a result of the research, for each extension actor and their respective dimensions, were suggested long-term results (impacts) as well as short and medium-term results and their indicators. In theoretical terms, this study contributes to broadening the reflection on the curricularization of extension, especially in Brazilian educational institutions dedicated to Professional and Technological Education. Regarding the management practice, the study sought to contribute to the improvement of the extension curricularization process in the educational institution now in focus, as well as in similar institutions.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26844
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