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Título: O impacto social das Instituições de Educação Superior: o perfil autodeclarado pelas IES brasileiras e os seus possíveis indicadores de monitoramento e avaliação
Título(s) alternativo(s): The social impact of higher education institutions: the self-declared profile of Brazilian HEIs and their monitoring and evaluation indicators
Autor(es): SILVA, Rosana Fernandes da
Orientador(es): AZEVEDO, Marília Macorin de
Outro(s) contribuidor(es): MALACARNE, Robson
MACHADO, Michel Mott
Tipo documental: Dissertação
Palavras-chave: Indicadores sociais;Ensino profissional e técnico;Ensino superior
Data do documento: 30-Mar-2023
Editor: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Referência Bibliográfica: SILVA, Rosana Fernandes da. O Impacto social das Instituições de Educação Superior: o perfil autodeclarado pelas IES brasileiras e os seus possíveis indicadores de monitoramento e avaliação. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2023.
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do Grupo de Pesquisa “Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional”, que integra a Linha de Pesquisa “Políticas, Gestão e Avaliação” do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional. O estudo tem como objetivo responder à pergunta motriz: “como o impacto social das Instituições de Ensino Superior brasileiras está autodeclarado em seus objetivos gerais e quais os seus possíveis indicadores de monitoramento e avaliação?”. A pesquisa tem início com um estudo bibliográfico sobre o impacto social das Instituições de Educação Superior e, a partir deste ferramental teórico, analisa se os objetivos centrais das Instituições de Educação Superior brasileiras, especificamente aquelas que ofertam cursos de tecnologia, apresentam elementos textuais capazes de inferir a intenção de atendimento de quais das seis dimensões de impacto social das Instituições de Educação Superior propostas por Planeta et al. (2019) – Dimensão econômica / financeira; Dimensão socioeducacional; Dimensão Inovação e empreendedorismo; Dimensão Intelectual, cultural e bem-estar; Dimensão da Administração Pública; e Dimensão da Reputação. A pesquisa empírica tem caráter exploratório, de abordagem qualitativa, realizando análise de conteúdo a partir de pesquisa documental. O tratamento dos resultados obtidos e a interpretação utilizaram como apoio o ferramental tecnológico de apoio a Classificação Hierárquica Descendente (CHD), gerada pelo software Iramuteq. Neste estudo, foram encontrados no perfil autodeclarado das Instituições de Educação Superior brasileiras a intenção de atender principalmente todas as dimensões de Planeta et al. (2019), exceto a Dimensão da Reputação. Em sequência, a partir de tais dimensões, foi feita uma pesquisa bibliográfica para organização de um quadro de indicadores para a avaliação e acompanhamento das dimensões de impacto social na análise de políticas públicas da Educação Superior no Brasil voltada para criação, supervisão e acompanhamento das Instituições de Educação.
Developed in the “Management, Assessment and Organization of Professional Education” Research Group, part of the Line of “Research Policies, Management and Assessment” of the Professional master’s in management and development of professional Education. The study aims to answer the driving question: “how the social impact of Brazilian Higher Education Institutions is self-declared in their central goals and what are their monitoring and evaluation indicators?”. The search starts. This research starts from a bibliographic study on the impact of Higher Education Institutions to analyze whether the central goals of Higher Education Institutions, specifically those that offer professional courses, have textual elements of which proposals for the six dimensions of Planeta et al. (2019) social impact by - Economic / financial dimension ; Socio-educational dimension; Dimension Innovation and entrepreneurship; Intellectual, cultural and well-being dimension; Dimension of Public Administration; and Reputation Dimension. The empirical research has an exploratory character, with a qualitative approach, performing content analysis based on documental research. The tool of the obtained results and technological interpretation to support the Hierarchical Classification (CHD), generated by the Iramuteq software. In this study, in the self-declared profile of Brazilian Higher Education Institutions, the intention to meet all the dimensions of Planeta et al. (2019), except for the Reputation Dimension. In sequence, based on these dimensions, bibliographical research organizes a table of indicators for the evaluation and monitoring of the dimensions of social impact in the analysis of public policies of Higher Education in Brazil aimed at the creation, supervision, and monitoring of Education Institutions
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26836
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