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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26829
Título: | Boas práticas escolares no contexto da pandemia covid-19: o curso técnico em enfermagem de uma instituição pública de ensino paulista em foco |
Título(s) alternativo(s): | Good school practices in the context of the covid-19 pandemic: the technical nursing course at a public educational institution in São Paulo in focus |
Autor(es): | COSTA, Laismayra da Silva |
Orientador(es): | MACHADO, Michel Mott |
Outro(s) contribuidor(es): | SILVA, Marco Wandercil da CONSTANTINO, Paulo Roberto Prado |
Tipo documental: | Dissertação |
Palavras-chave: | Enfermagem;Educação |
Data do documento: | 28-Mar-2024 |
Editor: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Referência Bibliográfica: | COSTA, Laismayra da Silva. Boas práticas escolares no contexto da pandemia covid-19: o curso técnico em enfermagem de uma instituição pública de ensino paulista em foco |
Resumo: | O presente estudo se insere no campo de pesquisa das boas práticas escolares vinculadas à eficácia e melhoria da escola, e faz parte do projeto “Gestão, Avaliação e Organização da Educação Profissional”, pertencente a linha de pesquisa “Políticas, Gestão e Avaliação”, no Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional. A pergunta central desta investigação é: Quais foram os principais desafios vivenciados e as ações de enfrentamento adotadas durante a pandemia da Covid-19, em um Curso Técnico em Enfermagem de uma Escola Técnica Estadual que apresentou alto desempenho em sistema de avaliação externa, apesar de estar localizada em uma região de alta vulnerabilidade social? O objetivo desta pesquisa, portanto, é analisar os principais problemas vividos por membros da comunidade escolar e suas ações de enfrentamento adotadas, durante o período da pandemia Covid-19. Metodologicamente, realizou-se um estudo documental e de campo, sendo utilizado o método de estudo de caso qualitativo. A análise documental incluiu o Relatório “CPS: Estratégias de Gestão para a Pandemia da Covid-19”; e as entrevistas estruturadas foram realizadas com os seguintes membros da comunidade escolar: diretor(a), coordenador(a) pedagógico(a), coordenador(a) de curso, orientador(a) educacional e professores. Para a interpretação dos dados, foram definidas as seguintes categorias de análise, a priori: gestão escolar, práticas pedagógicas, clima escolar, recursos escolares, ambiente familiar, saúde mental, emprego e renda; tendo sido necessário adotar uma categoria a posteriori: infraestrutura. Como resultado da pesquisa, os principais problemas enfrentados pelos membros da comunidade escolar, foram os seguintes: falta de equipamentos e de recursos tecnológicos; dificuldade de adaptação ao ensino remoto; sobrecarga de trabalho docente; agravamento da saúde mental; entre outros. Por outro lado, foram identificadas várias boas práticas adotadas [estratégias de enfrentamento]: disponibilização de plataformas virtuais de ensino; disponibilização de materiais didáticos online e presencial; buscas ativas mais constantes, contato com os pais e com os alunos; suporte psicossocial oferecido aos estudantes e, muitas vezes, às suas famílias, entre outras ações. A análise dos problemas vividos e das ações de
enfrentamento, mostrou que a comunidade escolar conseguiu se adaptar e superar várias dificuldades durante o período pandêmico, procurando manter a qualidade do ensino e o sucesso acadêmico dos estudantes. Espera-se que este estudo possa contribuir para a “reflexão sobre” e o “desenvolvimento de” boas práticas escolares que tenham por foco a aprendizagem dos alunos, principalmente diante futuros contextos de crise e eventos extremos. The present study is part of the field of research into good school practices linked to school effectiveness and improvement, and is part of the “Management, Evaluation and Organization of Vocational Education” project, which belongs to the “Policies, Management and Evaluation” line of research in the Professional Master's Degree Program in Management and Development of Professional Education. The central question of this investigation is: What were the main challenges experienced and the coping actions adopted during the Covid-19 pandemic, in a Technical Course in Nursing at a State Technical School that showed high performance in an external evaluation system, despite being located in a region of high social vulnerability? The aim of this research, therefore, is to analyze the main problems experienced by members of the school community and their coping actions adopted during the Covid-19 pandemic. Methodologically, a documentary and field study was carried out, using the qualitative case study method. The documentary analysis included the “CPS: Management Strategies for the Covid-19 Pandemic” Report; and structured interviews were carried out with the following members of the school community: principal, pedagogical coordinator, course coordinator, guidance counselor and teachers. In order to interpret the data, the following categories of analysis were defined a priori: school management, teaching practices, school climate, school resources, family environment, mental health, employment and income; and it was necessary to adopt an a posteriori category: infrastructure. As a result of the research, the main problems faced by members of the school community were as follows: lack of equipment and technological resources; difficulty adapting to remote teaching; teacher work overload; worsening mental health; among others. On the other hand, a number of good practices [coping strategies] were identified: making virtual teaching platforms available; making teaching materials available online and in person; more constant active searches, contact with parents and students; psychosocial support offered to students and often to their families, among other actions. The analysis of the problems experienced and the actions taken to deal with them showed that the school community managed to adapt and overcome various difficulties during the pandemic period, trying to maintain the quality of teaching and the academic success of the students. It is hoped that this study can contribute to “reflecting on” and “developing” good school practices that focus on student learning, especially in the face of future crisis contexts and extreme events. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26829 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
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