Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26825
Title: | Ensino tecnológico paulista: concepção e consolidação do CEETEPS |
Other Titles: | Technological education in São Paulo: conception and consolidation of CEETEPS |
Authors: | SILVA, Felipe Augusto Chadi Da |
Advisor: | PETEROSSI, Helena Gemignani |
Other contributor: | CARVALHO, Maria Lucia Mendes de AZEVEDO, Marília Macorin de |
type of document: | Dissertação |
Keywords: | Ensino profissional e técnico;Instituições de ensino;Desenvolvimento econômico |
Issue Date: | 26-Sep-2023 |
Publisher: | UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa |
Citation: | SILVA, Felipe Augusto Chadi da. Ensino tecnológico paulista: concepção e consolidação do CEETEPS. 354 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2023. |
Abstract: | O presente trabalho tem por objetivo empreender um estudo histórico sobre o desenvolvimento da educação profissional e tecnológica no estado de São Paulo, a partir da fundação e evolução do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) enquanto instituição pública inovadora no contexto da expansão do ensino técnico e tecnológico nacional. A metodologia usada foi o levantamento bibliográfico, o mapeamento e análise documental proveniente de diferentes fontes, tais como a legislação estadual, federal, atos normativos internos, relatórios institucionais, imprensa periódica e imprensa institucional. Desta forma, procuramos contemplar como diferentes atores sociais estavam envolvidos na instituição, ao mesmo tempo em que procuramos entender como busca sua posição e consolidação como referência de ensino na sociedade.
A trajetória da instituição evidencia a formação de um projeto de educação atrelado ao desenvolvimento econômico e produtivo do estado e do país e como o perfil institucional vai sendo alterado à medida que mudanças políticas são implantadas por diferentes governos ao longo de quase três décadas. The present study aims to undertake a historical study on the development of professional and technological education in the state of São Paulo, from the foundation and maturation of the State Center for Technological Education Paula Souza (CEETEPS) as an innovative public institution in the context of the expansion of national technical and technological education. The methodology used was the bibliographic survey, mapping and document analysis from different sources, such as state and federal legislation, internal normative acts, institutional reports, periodical press and institutional press. In this way, we try to contemplate how different social actors were involved in the institution, at the same time that we try to understand how it seeks its position and consolidation as a education reference in society. The institution's trajectory shows the formation of an education project linked to the economic and productive development of the state and the country and how the institutional profile is being changed as political changes are implemented by different governments over almost three decades. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26825 |
Appears in Collections: | Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UPEP_Ensinotecnológicopaulista_FelipeAugustoChadidaSilva_2023.pdf | 5.24 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.