Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26825
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPETEROSSI, Helena Gemignani-
dc.contributor.authorSILVA, Felipe Augusto Chadi Da-
dc.contributor.otherCARVALHO, Maria Lucia Mendes de-
dc.contributor.otherAZEVEDO, Marília Macorin de-
dc.date.accessioned2024-12-06T20:02:30Z-
dc.date.available2024-12-06T20:02:30Z-
dc.date.issued2023-09-26-
dc.identifier.citationSILVA, Felipe Augusto Chadi da. Ensino tecnológico paulista: concepção e consolidação do CEETEPS. 354 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26825-
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo empreender um estudo histórico sobre o desenvolvimento da educação profissional e tecnológica no estado de São Paulo, a partir da fundação e evolução do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) enquanto instituição pública inovadora no contexto da expansão do ensino técnico e tecnológico nacional. A metodologia usada foi o levantamento bibliográfico, o mapeamento e análise documental proveniente de diferentes fontes, tais como a legislação estadual, federal, atos normativos internos, relatórios institucionais, imprensa periódica e imprensa institucional. Desta forma, procuramos contemplar como diferentes atores sociais estavam envolvidos na instituição, ao mesmo tempo em que procuramos entender como busca sua posição e consolidação como referência de ensino na sociedade. A trajetória da instituição evidencia a formação de um projeto de educação atrelado ao desenvolvimento econômico e produtivo do estado e do país e como o perfil institucional vai sendo alterado à medida que mudanças políticas são implantadas por diferentes governos ao longo de quase três décadas.pt_BR
dc.description.abstractThe present study aims to undertake a historical study on the development of professional and technological education in the state of São Paulo, from the foundation and maturation of the State Center for Technological Education Paula Souza (CEETEPS) as an innovative public institution in the context of the expansion of national technical and technological education. The methodology used was the bibliographic survey, mapping and document analysis from different sources, such as state and federal legislation, internal normative acts, institutional reports, periodical press and institutional press. In this way, we try to contemplate how different social actors were involved in the institution, at the same time that we try to understand how it seeks its position and consolidation as a education reference in society. The institution's trajectory shows the formation of an education project linked to the economic and productive development of the state and the country and how the institutional profile is being changed as political changes are implemented by different governments over almost three decades.pt_BR
dc.description.sponsorshipMestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissionalpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisapt_BR
dc.subjectEnsino profissional e técnicopt_BR
dc.subjectInstituições de ensinopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento econômicopt_BR
dc.titleEnsino tecnológico paulista: concepção e consolidação do CEETEPSpt_BR
dc.title.alternativeTechnological education in São Paulo: conception and consolidation of CEETEPSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dcterms.subjectEducaçao e trabalhopt_BR
dcterms.tableOfContentsGDEP - Linha de Pesquisa 1: Políticas, Gestão e Avaliação - Projeto de pesquisa: Concepções e Políticas da Educação Profissionalpt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UPEP_Ensinotecnológicopaulista_FelipeAugustoChadidaSilva_2023.pdf5.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.