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Title: Competências docentes na educação profissional: percepção de alunos e professores de uma escola técnica do estado de São Paulo
Other Titles: Teacher competencies in professional education: perception of students and teachers of a technical school in the state of São Paulo
Authors: SANTOS, Carina Monteiro Dos
Advisor: CUNHA, Neide de Brito
Other contributor: OSTI, Andréia
CONSTANTINO, Paulo Roberto Prado
type of document: Dissertação
Keywords: Competência profissional;Ensino profissional e técnico
Issue Date: 19-Mar-2024
Publisher: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Citation: SANTOS. Carina Monteiro dos. Competências docentes na educação profissional: percepção de alunos e professores de uma escola técnica do estado de São Paulo. 112 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024.
Abstract: Este trabalho é vinculado à Linha de Pesquisa Formação do Formador e ao Projeto de Pesquisa Ensino e Aprendizagem, do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional. Ele tem por objetivo principal analisar as competências docentes pelos professores e pelos alunos de uma instituição de ensino técnico. O método adotado neste estudo é de pesquisa de campo, com tratamento quantitativo dos dados. No Estudo 1, piloto, participaram professores e alunos, pertencentes ao Ensino Médio Integrado ao Técnico em Administração e Ensino Técnico Modular em Recursos Humanos para validação do instrumento de pesquisa. No Estudo 2, participaram 43 professores com média de idade de 46,56 anos e 207 alunos com média de idade de 17,38 anos. Os docentes e discentes pertenciam aos seguintes cursos: Ensino Médio Integrado ao Técnico em Administração, Desenvolvimento de Sistemas e Química, Ensino Médio Técnico em Marketing e Ensino Técnico Modular em Recursos Humanos e Administração. Quanto ao eixo tecnológico pertencente, os cursos de Administração, Recursos Humanos e Marketing estão dentro de Gestão e Negócios, Química no Eixo de Produção Industrial e Desenvolvimento de Sistemas em Informação e Comunicação. Todos os participantes pertenciam a uma instituição pública de ensino profissional técnico do Estado de São Paulo. Foram utilizados nos dois estudos o Questionário de Percepção de Competências Docentes e o Questionário de Percepção de Competências Docentes – Alunos, adaptado do questionário para os professores para esta pesquisa. Ambos são compostos por 28 itens do tipo Likert com seis pontos que medem quatro dimensões: autoeficácia, tecnologias, clima relacional e saber fazer. Quanto aos resultados, no Estudo 1, validou-se o questionário que foi aplicado aos alunos. No Estudo 2, os resultados dos professores demonstraram que o Clima relacional obteve a menor média, enquanto a Autoeficácia obteve a maior. Os resultados dos alunos mostraram que a dimensão “Tecnologias” foi a mais bem avaliada e o “Clima Relacional” recebeu a pontuação mais baixa. Os resultados obtidos demonstram a congruência entre as habilidades docentes percebidas tanto pelos docentes quanto pelos discentes e validam a importância de programas de formação continuada que enfatizem não apenas habilidades pedagógicas e técnicas, mas também o fortalecimento das habilidades interpessoais e emocionais dos professores.
This study is linked to the Training the Trainer Research Line and the Teaching and Learning Research Project of the Master's Degree in Management and Development of Professional Education. Its main objective is to analyze the teaching competences of teachers and students at a technical education institution. The method adopted in this study is field research, with quantitative treatment of the data. In Study 1, a pilot study, teachers and students belonging to the Integrated High School for Technical Education in Administration and Modular Technical Education in Human Resources took part in order to validate the research instrument. In Study 2, 43 teachers with an average age of 46.56 years and 207 students with an average age of 17.38 years took part. The teachers and students belonged to the following courses: Integrated Secondary Technical Education in Administration, Systems Development and Chemistry, Secondary Technical Education in Marketing and Modular Technical Education in Human Resources and Administration. As for the technological axis they belonged to, the Administration, Human Resources and Marketing courses are within Management and Business, Chemistry in the Industrial Production Axis and Systems Development in Information and Communication. All the participants belonged to a public technical vocational education institution in the state of São Paulo. The Questionnaire for the Perception of Teaching Competences and the Questionnaire for the Perception of Teaching Competences - Students, adapted from the questionnaire for teachers for this research, were used in both studies. Both are made up of 28 six-point Likert-type items measuring four dimensions: self-efficacy, technologies, relational climate and know-how. As for the results, in Study 1, the questionnaire applied to the students was validated. In Study 2, the teachers' results showed that Relational Climate had the lowest average score, while Self-Efficacy had the highest. The students' results showed that the "Technologies" dimension was the most highly rated and "Relational Climate" received the lowest score. The results obtained demonstrate the congruence between the teaching skills perceived by both teachers and students and validate the importance of continuing education programs that emphasize not only pedagogical and technical skills, but also the strengthening of teachers' interpersonal and emotional skills.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26824
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