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Título: Experiência estética e a docência na EPT: uma proposta para o eixo tecnológico de produção cultural e design
Título(s) alternativo(s): Aesthetic experience and teaching at EPT: a proposal for the technological axis of cultural production and design
Autor(es): TRINDADE, Mauricio
Orientador(es): BATISTA, Sueli Soares dos Santos
Outro(s) contribuidor(es): NUNES, Sandra Regina Chaves
FREIRE, Emerson
Tipo documental: Dissertação
Palavras-chave: Estética;Educação;Emancipação;Design
Data do documento: 2-Abr-2024
Editor: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Referência Bibliográfica: TRINDADE, Mauricio. Experiência estética e a docência na EPT: uma proposta para o eixo tecnológico de produção cultural e design. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024.
Resumo: A educação tem um papel relevante ao problematizar as relações entre sujeito e sociedade. Os estudos e práticas sociais que têm o avanço tecnológico como paradigmático no contexto de uma sociedade da informação não podem abdicar da dimensão política e formativa da experiência estética. Para que se possa orientar uma práxis pedagógica emancipadora, há que se trabalhar com a conceituação da experiência estética do docente no seu ambiente peculiar, implicando isso em compreender a sua formação. Como a experiência estética pode influenciar na formação docente em favor de uma práxis emancipadora e, ao mesmo tempo, consiga articular cultura, conhecimento sociocultural e formação profissional? O presente estudo pretende, discutir e analisar a formação docente por meio da experiência estética na perspectiva de uma práxis emancipadora. Tendo como horizonte o cenário de atuação dos docentes das escolas técnicas que oferecem o curso de Design de Interiores, no recorte de atuação profissional do pesquisador no Eixo Tecnológico de Produção Cultural e Design, em especial, quanto ao que se realiza no curso de Design de Interiores. Os objetivos específicos são: a) problematizar e oferecer elementos teóricos e práticos capazes de, a partir do conceito de experiência estética, propor uma práxis pedagógica emancipadora e b) propor uma intervenção formativa para os docentes dos cursos do eixo tecnológico de Produção Cultural e Design a partir dos estudos realizados. O estudo parte das conceituações advindas de Jacques Rancière, Walter Benjamin e Jorge Larrosa quanto à educação emancipadora e a experiência estética. Para os estudos sobre formação docente, a pesquisa se baseou em textos de António Nóvoa, Maurice Tardif e Jorge Larrosa. As contribuições e relações entre experiência, educação e emancipação, a partir dos autores, serão importantes para explicitar o campo crítico do pensamento educacional, político e estético, permitindo estabelecer os contornos do que nesse estudo se convencionou chamar de “práxis pedagógica emancipadora”, tendo em vista os desafios para a formação docente. Além desse referencial teórico, o estudo se baseia em pesquisa documental para indicar as concepções e diretrizes educacionais relativas aos cursos técnicos do Eixo de Produção Cultural e Design. Foi formulado um mapeamento das escolas técnicas públicas paulistas que oferecem cursos dentro desse eixo para compreender como e onde o Centro Estadual de Educação Tecnológica (Ceeteps) o insere na sua oferta educativa no Estado de São Paulo, considerando também aspectos da formação docente nesse cenário. O estudo se debruça sobre as capacitações docentes oferecidas no âmbito do eixo de Produção Cultural e Design, descrevendo e analisando um desses encontros ocorridos em 2020. A partir dessa imersão e articulação com os autores, foi desenvolvida a proposta de uma intervenção, chamada de “Aulação” com os docentes do curso técnico de Design de Interiores da Escola Técnica de Artes.
Education has a relevant role in problematizing the relationships between subjects and society. Studies and social practices that have technological advancement as paradigmatic in the context of an information society cannot abdicate the political and formative dimension of aesthetic experience. To guide an emancipatory pedagogical praxis, it is necessary to work with the conceptualization of the teacher's aesthetic experience in their peculiar environment, which implies understanding their training. How can aesthetic experience influence teacher training in favor of an emancipatory praxis and articulate culture, sociocultural knowledge, and professional training at same time? The present study aims to discuss and analyze teacher training through aesthetic experience from the perspective of an emancipatory praxis. Having as a horizon the scenario of action of teachers at technical schools that offer the Interior Design course, in the scope of the researcher's professional activity in the Technological Axis of Cultural Production and Design, especially regarding what takes place in the Interior Design course. The specific objectives are a) to problematize and offer theoretical and practical elements capable of, based on the concept of aesthetic experience, proposing an emancipatory pedagogical praxis and b) to propose a training intervention for teachers of courses in the technological axis of Cultural Production and Design to from the studies conducted. The study is based on the concepts arising from Jacques Rancière, Walter Benjamin and Jorge Larrosa regarding emancipatory education and aesthetic experience. For studies on teacher training, the research was based on texts by António Nóvoa, Maurice Tardif and Jorge Larrosa. The contributions and relationships between experience, education and emancipation from the authors will be important to explain the critical field of educational, political, and aesthetic thought that allows us to establish the contours of what in this study is conventionally called “emancipatory pedagogical praxis” with a view to the challenges for teacher training. In addition to this theoretical framework, the study is based on documentary research to indicate the conceptions and educational guidelines related to the technical courses of the Cultural Production and Design Axis. A mapping of public technical schools in São Paulo that offer courses within this axis was formulated to understand how and where the State Center for Technological Education (Ceeteps) inserts it into its educational offer in the State of São Paulo, also considering aspects of teacher training in this scenario. The study focuses on the teaching training offered within the scope of the Cultural Production and Design axis, describing, and analyzing one of these meetings that took place in 2020. Based on this immersion and articulation with the authors, the proposal for an intervention was developed, called “Class” with teachers of the Interior Design technical course at the Technical School of Arts.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26814
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