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Título: O estudo da bicicleta como alternativa de mobilidade urbana para região metropolitana de São Paulo apoiado no conceito do triple botom line por meio do método Design Science Research
Título(s) alternativo(s): The study of the bicycle as an urban mobility alternative for the metropolitan region of São Paulo based on the triple bottom line concept through the Design Science Research method
Autor(es): SOUZA, Izolina Margarida de
Orientador(es): FORMIGONI, Alexandre
Outro(s) contribuidor(es): CARDUCCI, Carla Eloize
IRAZUSTA, Silvia Pierre
Tipo documental: Dissertação
Palavras-chave: Mobilidade urbana;Poluição atmosférica;Bicicletas;Sustentabilidade
Data do documento: 29-Jun-2022
Editor: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Referência Bibliográfica: SOUZA, Izolina Margarida de. O estudo da bicicleta como alternativa de mobilidade urbana para região metropolitana de São Paulo apoiado no conceito do triple botom line por meio do método Design Science Research. 134 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2022.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo propor a partir de análises técnicas, o uso da bicicleta como uma alternativa de mobilidade para Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Este modelo de mobilidade ativa, além de melhorar o tráfego nos grandes centros, também está alinhado com os princípios de sustentabilidade preconizados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030 e no triple bottom line. A metodologia usada foi o Design Science Research (DSR) apoiada em pesquisas bibliográficas, simulações e observações diretas. Como resultados identificou-se a necessidade de mudança de hábito da sociedade como um todo – pessoas, empresas privadas, órgãos públicos e novas políticas públicas urgem para amenizar os problemas de mobilidade urbana e fazer da bicicleta um modal reconhecido pela sociedade como um meio de transporte sustentável que se apoia no conceito do Triple Bottom Line e que pode, principalmente, melhorar a qualidade de vida da sociedade cujas pessoas estão sempre presas em congestionamentos, expostas a poluição excessiva, gastando tempo excessivo em suas viagens diárias pois além de permitir a prática de exercícios, a bicicleta não emite ruídos e nem gases poluentes.
The present work aims to propose, from technical analysis, the use of the bicycle as a mobility alternative for the Metropolitan Region of São Paulo (RMSP). This active mobility model, in addition to improving traffic in large centers, is also in line with the principles of sustainability advocated in the Sustainable Development Goals until 2030 and in the triple bottom line. The methodology used was Design Science Research (DSR) supported by bibliographic research, simulations and direct observations. As the results are necessary for society to alleviate a problem of public mobility by society and cycling to a means of modal shift for all urban mobility and cycling problems. that allows society to function in the limited time of its travels, mainly to improve its quality The bicycle does not pollute noise or polluting gases.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26766
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