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Título: Um modelo para aumento da competitividade em uma empresa do segmento pneumático
Título(s) alternativo(s): A model for increasing competitiveness in a company in the pneumatic segment
Autor(es): SUGIMOTO, Lincoln Minoru
Orientador(es): GALHARDI, Antonio César
Outro(s) contribuidor(es): BRETERNITZ, Vivaldo José
FORMIGONI, Alexandre
Tipo documental: Dissertação
Palavras-chave: Competitividade;Serviço ao cliente;Pneus;Design
Data do documento: 15-Jul-2020
Editor: UPEP - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
Referência Bibliográfica: SUGIMOTO, Lincoln Minoru. Um modelo para aumento da competitividade em uma empresa do segmento pneumático. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo identificar ações e projetos que permitissem elevar a competitividade de uma empresa de médio porte do segmento de pneumáticos. À luz da literatura relativa ao tema, foram desenvolvidos projetos no sentido de aumentar o portfólio de produtos (novos produtos com registro de propriedade industrial dos desenhos das bandas de rodagem) e serviços (preenchimento com poliuretano e monitoramento remoto de pneus com sensores de Temperatura e Pressão – Tire Pressure Monitoring System (TPMS)); e gestão do pós vendas e fidelização de clientes a partir de um projeto piloto de implantação de um sistema para Customer Relationship Management (CRM). A dissertação também apresenta os benefícios e as dificuldades encontradas durante a implantação dos projetos. A relevância desta pesquisa justifica-se primeiramente pelos resultados obtidos pela empresa Gripmaster, ainda que em fase inicial de implantação; e também, e não menos importante por construir um modelo para incremento da competitividade de uma empresa fabricante de pneus fora de estrada, temas inusuais de se encontrar quando convergidos, e do qual não foram encontrados relatos na literatura. A metodologia de pesquisa pode ser caracterizada como pesquisa-ação, uma vez que os projetos desenvolvidos seguiram o mesmo fluxo dos projetos cotidianos na empresa. Como principais resultados da pesquisa durante a permanência no aluno no Programa de Mestrado foram: aumento de Market share, pelo desenvolvimento de novas oportunidades de mercado e a entrada no setor de preenchimento com poliuretano, até então uma tecnologia exclusiva de um único concorrente; aumento de receita da empresa pelo ingresso no mercado de pneus preenchidos, e que já atende 20% do mercado; desenvolvimento de tecnologia para controle de temperatura e pressão de pneumáticos, e breve oferta deste serviço tanto para orientação dos condutores, como para informações remotas em frotas de veículos autônomos e diferenciação dos concorrentes pela forte atuação em serviços pós-venda. Como extensão dos resultados da pesquisa, estão previstos para o primeiro semestre de 2021 a introdução de um dos dois novos modelos de banda de rodagem, e o segundo modelo para o primeiro semestre de 2022. Ainda no segundo semestre de 2021 está prevista a introdução da comercialização dos sensores de temperatura e pressão para veículos com condutores (informações na cabine) e para o segundo semestre de 2022 a tecnologia de sensoriamento remoto de pressão e temperatura, para veículos autônomos. A implantação de um sistema piloto open source e gratuito, bastante explorado na literatura, também foi importante para construir na empresa um novo paradigma de negócio, muito mais focado no atendimento das peculiaridades dos clientes dos segmentos: agrícola, mineração movimentação de carga etc., o que levou a direção da empresa na seleção e adoção de uma solução para CRM, da Sales Force
This research aimed to identify actions and projects that would increase the competitiveness of a medium-sized company in the tire segment. In the light of the literature on the subject, projects were developed to increase the product portfolio (new products with industrial property registration of tread designs) and services (polyurethane filling and remote tire monitoring of Temperature and Pressure - Tire Pressure Monitoring System (TPMS)); and after sales management and customer loyalty based on a pilot project to implement a system for Customer Relationship Management (CRM). The dissertation also presents the benefits and difficulties encountered during the implementation of the projects. The relevance of this research is justified primarily by the results obtained by the Gripmaster Company, even though it is in its initial implementation phase; and also, and not least to built a model to increase the competitiveness of a company that manufactures off-road tires, unusual themes to find when converged, and of which no reports were found in the literature review. The research methodology is characterized as action research, since the projects developed followed the same flow as the daily projects in the company. The main results of the research during the student's stay in the Master's Program were: increased market share, through the development of new market opportunities and the entry into the polyurethane filling sector, until then an exclusive technology from a single competitor; increase in the company's revenue from entering the filled tire market, which already serves 20% of the market; development of technology for temperature and pressure control of tires, and brief offer of this service both for driver guidance and for remote information in autonomous vehicle fleets; differentiation from competitors due to the strong performance in after-sales services. As an extension of the research results, the introduction of one of the two new tread patterns is expected for the first half of 2021, and the second model for the first half of 2022. The temperature and pressure sensors for vehicles with drivers (information in the cabin) is expected and to the second half of 2021, and the remote pressure and temperature sensing technology for autonomous vehicles to the second half of 2022. The implementation of an open source and free CRM pilot system, extensively explored in the literature, was also important to build a new business paradigm at the company, much more focused on meeting the peculiarities of the customers categories: agriculture, mining, cargo handling, etc. which led the company's management to select and adopt a CRM solution, from Sales Force.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26724
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